Notícia - Sintsama-RJ orienta que sociedade participe de Consulta Pública e diga não à privatização da Cedae

A partir desta terça-feira (9) começa a Consulta Pública realizada pelo governo do Estado do Rio de Janeiro sobre a proposta de privatização da Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae). A consulta acontece no período de 9 de junho a 7 de julho, quando a sociedade poderá opinar sobre o projeto de concessão dos serviços da empresa à iniciativa privada. O Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Saneamento Básico e Meio Ambiente do Rio de Janeiro e Região (Sintsama) defende que, em vez de ser privatizada, a Cedae precisa de mais investimento público.

“É preciso mobilizar os trabalhadores e a sociedade para que participem da consulta pública, dizendo que é contra a privatização da Cedae e que é preciso mais investimentos para garantir a qualidade do serviço público, incluindo a abertura de concurso para que a companhia possa atuar prestando um serviço melhor para a população”, afirma trecho do material de mobilização compartilhado pelo sindicato.

Os planos de privatização da Cedae foram retomados no final de abril, em plena crise sanitária por conta da pandemia do coronavírus. Lideranças sindicais afirmam que o governador Wilson Witzel vai na contramão do interesse público e que, neste momento de pandemia, a privatização da empresa vai penalizar ainda mais a população mais pobre.

Simultaneamente à Consulta Pública serão realizadas nos dias 25 de junho e 6 de julho audiências públicas sobre a proposta de privatização da estatal. Para acessar a Consulta clique AQUI

Fonte:  Railídia Carvalho - CTB - 09/06/2020