Notícia - Campanha Salarial: condutores protocolam pauta de reivindicações no SPURBANUSS

Na tarde desta segunda-feira (16), foi protocolada a pauta de reivindicações da Campanha Salarial dos condutores, na sede do SPURBANUSS (sindicato patronal). Porém, em cumprimento as determinações do Ministério da Saúde para que sejam evitadas aglomerações, em virtude da pandemia do novo coronavírus, apenas a diretoria executiva do Sindmotoristas e assessores participaram do ato.

Segundo o deputado federal e presidente do sindicato, Valdevan Noventa, trata-se de uma medida excepcional e necessária diante do grave problema de saúde pública que assola o Brasil e o mundo. “Temos que ser responsáveis e pensar no coletivo”.

O secretário de formação e cultura, Valmir Santana da Paz (Sorriso), falou dirigindo-se ao presidente do SPURBANUSS, Francisco Christovam, e ao assessor jurídico da entidade, Pavani Jr, que apesar do coronavírus preocupar a todos, não significa que a força dos trabalhadores será menor nesta campanha. “A disposição de lutar continua a mesma, nossa categoria continua forte e unida”, disse.

Representantes dos condutores e dos empresários concordaram que se houver colaboração das partes, não haverá dificuldades nas negociações e será possível firmar um acordo que atenda os interesses dos envolvidos.

O patronal foi receptivo e, considerando a imprevisibilidade do momento, com a possibilidade de mudanças de agenda de reuniões, acenou com o reconhecimento da data-base da categoria, que é 1º de maio.

Por fim, a pauta de reivindicações foi assinada pelas entidades laboral e patronal.

SAÚDE DO CONDUTOR

Sob o avanço do novo coronovírus, Noventa indagou os empresários quanto à adoção de medidas para proteger os trabalhadores do contágio da doença. “Até pela exposição diária em decorrência da profissão, motoristas e cobradores correm um risco considerável. O sindicato já encaminhou ofício à SPTrans solicitando reunião de urgência para tratar do assunto e espera ter essa discussão também com os empresários de ônibus”, declarou o dirigente.

Comungando das mesmas preocupações, trabalhadores e empresários voltarão a reunir-se para definir um plano, visando minimizar a ação da pandemia no sistema de transporte público.

Fonte:  Sindicato dos Motoristas de São Paulo - 17/03/2020