Notícia - Em parceria com IndustriALL, Sindicato inicia projeto de formação para jovens lideranças

Jovens trabalhadores na Volks, a maioria em empresas terceiras, participaram na última terça-feira, 10, de atividade formativa para novas lideranças sindicais. O projeto é organizado pela CNM/CUT (Confederação Nacional do Metalúrgicos da CUT) em parceria com o IndustriALL Global Union (Sindicato Global dos Trabalhadores na Indústria) e a FES (Fundação Friedrich Ebert).

O secretário de formação na CNM/CUT, e CSE na Volks, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, explicou que o objetivo é formar essas novas lideranças com foco no novo mundo do trabalho.

“Precisamos começar a pensar como será nossa organização daqui pra frente, existe esse novo trabalhador nesse novo mundo do trabalho. No futuro eles não estarão agrupados como acontece hoje nas empresas, muitos vão trabalhar à distância por plataformas. Então é preciso pensar numa ação internacional e esse convênio com a FES é muito importante para mapear e preparar esses novos dirigentes”.

A trabalhadora na SM, empresa da base que atua dentro da Volks, Ana Carla Cunha Marinho, a Aninha, destacou que a proposta foi justamente aproximar o Sindicato dos terceirizados. “A ideia foi formar um coletivo de jovens na Volks quebrando um pouco esse tabu de camisas. Inclusive esse projeto é mais voltado para o público de terceiros. É o capital que nos divide por camisa e nosso objetivo é lutar pelas pautas de juventude e incluir, é uma inclusão de dentro pra fora”.

Segundo ela, os jovens participantes se sentiram acolhidos. “Eles ficaram animados porque perceberam que o Sindicato está olhando pra eles, e mostraram bastante interesse em estar junto e na luta”.

Serão realizadas mais duas atividades formativas sobre o mundo do trabalho, organização no local de trabalho e princípios cutistas.

Fonte:  Sindicato dos Metalúrgicos do ABC - 16/03/2020