Notícia - Após mediação da prefeitura, rodoviários avaliam proposta de 10,06% de reajuste

Em reunião na noite desta segunda-feira, 25, os empresários do transporte público de Maceió apresentaram uma proposta de reajuste salarial com percentual de 10,06%.

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado de Alagoas (Sinttro/AL) pedia um aumento de 15% nos salários e no ticket alimentação, além de outros avanços, como qüinqüênio, ticket no atestado e cesta básica no valor de R$ 100,00.

A proposta, segundo os empresários, seria inviável diante do cenário econômico atual. Eles alegam a impossibilidade de avançar além disso. Também alegam a inviabilidade pela readequação dos carros pelas necessidades impostas pela licitação. De acordo com o advogado patronal, Fernando Paiva, na ultima sexta-feira, os empresários ofertaram 9,49% para a categoria.

Diante da pressão do sindicato com declaração de indicativo de greve na imprensa, os patrões recuaram e ampliaram a oferta chegando aos 10,06%. O tesoureiro do sindicato disse que a Prefeitura tem trabalhado em favor da categoria, mas muito ainda precisa ser feito, como o combate ao transporte clandestino. Isso, segundo ele, daria maior fôlego às empresas e consequentemente favoreceria o aumento solicitado pelo trabalhador.

A proposta que atenderia minimamente aos rodoviários seria o percentual de 11,5%. “A situação econômica do Brasil, nesse momento não é favorável, mas os trabalhadores não podem pagar essa conta sozinho”. O prefeito disse que o objetivo é ajudar a intermediar a negociação e pediu que as partes flexibilizassem suas posturas e se colocou à disposição para continuar no combate ao transporte irregular.

A partir desta terça (26), o sindicato fará assembleias nas garagens para aprovação ou não da proposta, seguindo o calendário: Terça-feira, na veleiro, quarta-feira, na Cidade de Maceió, quinta-feira, na Real Alagoas, e sexta-feira, na São Francisco.

Fonte:  Ascom Sinttro - 26/07/2016