Notícia - Chapa apoiada pela CTB vence eleição na Federação Nacional dos Jornalistas

Terminou na madrugada do sábado (23), a apuração dos votos do processo eleitoral na Federação Nacional dos Jornalistas, com a vitória da Chapa 1– “Sou jornalista, sou FENAJ”. A chapa vencedora é apoiada pela CTB e encabeçada pela jornalista Maria José Braga, de Goiás. A Chapa consagrou-se vencedora com ampla margem em 21 das 31 urnas apuradas espalhadas pelo país.


De 19 a 21 de julho, foram abertas urnas em todo o país para que os jornalistas brasileiros pudessem votar. Ao todo 3.997 profissionais foram às urnas. A Chapa 1 obteve 2.300 dos votos válidos contra 1.544 da Chapa 2 - “Hora de Reagir: Renovar a Fenaj em defesa dos jornalistas”, encabeçada por Jonas Valente. Houve ainda 74 votos brancos e 13 nulos.


Além de eleger a nova diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas, o processo definiu também a Comissão Nacional de Ética para o triênio 2016-2019. Foram eleitos Audálio Dantas, Aloísio Morais, Vera Daisy Barcellos, Carmen Pereira e Antônio Pinheiro Sales para a Comissão de Ética.


Para Márcia Quintanilha, representante da CTB  e vice-presidente sudeste eleita,  o resultado demonstra que os jornalistas brasileiros aprovaram e elegeram a proposta da chapa 1 para as eleições da Fenaj e decidiram pela manutenção de uma entidade pluralista e de lutas, que assumiu o compromisso de ampliar o trabalho sindical em âmbito nacional e reforçar a sua presença nos movimentos em defesa da democracia e do estado de Direito.


“O apoio que a CTB nos deu em nível nacional também  foi determinante para conquistar esta vitória. Militantes da CTB já atuam nos sindicatos de SP, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. E agora foi ampliado com presenças no Sindicato do  Rio Grande do Norte, Município do Rio  de Janeiro e Bahia, afirmou a cetebista.


Em nota, a Fenaj saudou a nova presidente da entidade, a segunda mulher a assumir o cargo. "Neste 2016, quando a nossa Federação completa 70 anos em defesa do Jornalismo e dos jornalistas, também ressalta a importância de eleger, pela segunda vez em sua história, uma mulher para a presidência da entidade".


Fonte:  Portal CTB - Cinthia Ribas - 25/07/2016


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.