Notícia - Sindicalistas debaterão relações do trabalho em Intercâmbio Brasil e China

Nessa quarta-feira(6), o presidente do  Sindicato dos Frentistas do RJ( SINPOSPETRO-RJ), Eusébio Pinto Neto, que preside interinamente a Força Sindical do RJ, recepcionou a delegação chinesa com um jantar. Durante o encontro, que contou com a presença de um tradutor, ele fez um breve relato sobre as condições de trabalho no Brasil e a luta do movimento sindical para garantir direitos e frear o desemprego no país.

Na plenária que acontece hoje, as centrais do Brasil e da China vão debater as questões comuns aos trabalhadores dos dois países e buscar uma atuação conjunta para consolidar a luta do movimento sindical.

Para o presidente do SINPOSPETRO-RJ, o encontro vai viabilizar o estreitamento na relação entre dirigentes do Brasil e da China possibilitando a condução de uma política sindical que fortaleça os trabalhadores dos dois países. Eusébio Neto afirma que o intercâmbio favorece toda a classe trabalhadora, já que a troca de informações vai permitir desvendar a estrutura organizacional das categorias. “ Brasil e China têm pontos comuns na relação de trabalho que devemos explorar para aprimorar a nossa luta”.

Eusébio Neto diz que o sindicalismo brasileiro luta para reverter o desemprego que atinge mais de 11 milhões de trabalhadores. Segundo ele, além do desemprego, o brasileiro ainda tem que conviver com o fantasma da retirada de direitos, conquistados com muita luta. Os projetos estão em tramitação no Congresso e os trabalhadores precisam se mobilizar para que as propostas não avancem. Ele destaca também a questão do custeio sindical que é essencial para o sindicato fortalecer e aprimorar as atividades em benefício dos trabalhadores. Estefania de Castro, assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ

Fonte:  Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Frentistas RJ - 07/07/2016