Notícia - Sindicato denuncia abusos contra funcionários no setor de telemarketing

O setor de teleatendimento é o que mais cresce no Piauí. Somente nos últimos três anos, a oferta de postos de trabalho no segmento mais do que triplicou. Mesmo com o crescimento registrado, o Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações denuncia uma série de abusos cometidos contra os funcionários.

De acordo com o presidente do sindicato, João de Moura, os abusos ocorridos afetam principalmente a saúde dos funcionários. Segundo ele, alguns trabalhadores têm problemas psicológicos e até depressão devido à pressão que sofrem para produzir mais no trabalho.

"Os trabalhadores têm depressão por conta da pressão que sofrem, perdas auditivas, problemas com a voz, rouquidão pelo excesso de fala, as empresas não concedem a pausa para a pessoa ir ao banheiro no momento correto, problemas de coluna e a enxaqueca decorrente da utilização do monofone e da pressão", falou.

O presidente do sindicato denunciou ainda que alguns trabalhadores são assediados porque não conseguem atingir as metas. Ele diz que tudo isso acaba gerando uma tensão no ambiente de trabalho e dificulta ainda mais o rendimento dos funcionários.

João de Moura diz ainda que a situação já foi denunciada ao Ministério Público, que vem investigando os casos através de procedimentos investigatórios e ações civis públicas.

Nesta sexta-feira (30), haverá um debate acerca do assunto com um representante do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), trabalhadores e autoridades do setor.

Fonte:  G1 - 30/10/2015