Notícia - Servidores de SP iniciam greve por tempo indeterminado

Os servidores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo decidiram entrar em greve por tempo indeterminado para pressionar o Senado, o Judiciário e o governo Dilma Rousseff (PT) a aprovarem a recomposição salarial da categoria, prevista no PLC 28/2015. 

A apreciação do projeto, que estava pautada para esta quarta-feira, por manobra do governo, foi adiada para a sessão do dia 30. O encaminhamento foi feito por Renan Calheiros (PMDB/AL), sob o pretexto de que o Ministério do Planejamento apresentará uma proposta ampla que englobe todos os servidores federais.

O senador Randolfe Rodrigues (Psol/AP) tentou garantir que o PLC 28/2015 voltasse à pauta independente de outros projetos, mas não conseguiu essa garantia da presidência.

“Está nas mãos da nossa categoria decidir os rumos desta luta. O governo quer jogar a negociação do nosso projeto lá para frente para rebaixar ainda mais os salários da nossa categoria e do restante dos servidores públicos. Agora é hora de Judiciário e do Lewandovsky assumir uma posição, não dá mais para agüentar a enrolação do governo”, afirma o servidor Tarcisio Ferreira.

Greve

A decisão de greve foi tomada na assembleia geral desta quarta-feira, 10, no Fórum Cível Pedro Lessa, na Avenida Paulista, horas antes de o Senado adiar a votação da matéria para o dia 30.

A greve por tempo indeterminado começa após duas paralisações de 24 horas, no dia 29 de maio e nesta quarta-feira. Nesta última paralisação, 52% dos balcões da Justiça Trabalhista da Barra Funda foram paralisados, na Justiça Trabalhista de Barueri, a adesão a paralisação foi de 100%. Além disso, na Baixada Santista e Grande São Paulo, a adesão também foi muito forte.

“Estamos com forte adesão e disposição de luta no interior do estado, agora as condições estão favoráveis para construirmos uma forte greve na nossa categoria”, afirma o diretor do Sindicato Romeu Meirelles.

A assembleia contou com uma ampla participação da categoria, com representação forte de Mauá, Poá, Baixada Santista, ABC, Barueri e Suzano. Os servidores estão se organizando para passar em todos os setores e fóruns da justiça federal do estado para fortalecer o movimento e trazer mais servidores para a greve.

“Neste momento é necessário construir uma grande greve nacional e São Paulo pode cumprir um papel fundamental nessa luta. Vamos começar arrastões em todas as varas e fazer esta greve crescer cada vez mais; só assim vamos conquistar nosso reajuste”, conclui a diretora do Sindicato Inês Leal.

Nacional

No Brasil, a greve já atinge onze estados (São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pará, Amapá, Maranhão, Rio Grande do Norte e Tocantins) e mais o Distrito Federal. 

Na próxima quarta-feira, dia 17, os servidores realizarão uma nova assembleia geral para avaliar o andamento da greve e os próximos passos da mobilização. A assembleia acontece no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, na Barra Funda, às 14h. 


Fonte:  Shuellen Peixoto/Assessoria Sintrajud - 11/06/2015


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.