Notícia - Sindicato negocia acordo diferenciado para trabalhadores de refeições a bordo de aeronaves

O Sindicato dos Trabalhadores em Refeições de Campinas e Região (Sintercamp) participou no dia 16 de abril, de uma mesa de negociações com representantes da Empresa RA Catering, responsável pelas refeições oferecidas a bordo das aeronaves do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. A RA Catering representa atualmente cerca de 130 trabalhadores em Campinas e a categoria vive uma expectativa de crescimento em função da ampliação do Aeroporto.

A mesa redonda foi realizada na Gerência Regional do Trabalho e teve como pauta a abertura das negociações na tentativa de fechamento de um acordo diferenciado para o setor, entretanto a RA Catering, por meio de seus representantes, não se predispôs à negociação, alegando seguir a já estabelecida Convenção Coletiva de Trabalho.

O Sintercamp busca um acordo diferenciado para esses trabalhadores por entender as particularidades do segmento, considerando a periculosidade, insalubridade, jornada diferenciada, entre outros fatores. “Chegamos a esse entendimento porque negociações nesses mesmos moldes já aconteceram em outros aeroportos do Estado de São Paulo e do Brasil. Esse segmento tem condições específicas de trabalho e nada mais justo que as negociações também sejam diferenciadas”, explicou o assessor de Relações Sindicais do Sintercamp, Carlos Ferreira, que esteve na reunião acompanhado da advogada Juliana Partinelli.

Com a negativa da empresa, o Sintercamp solicitou que a mesa redonda de hoje fosse transformada em um pedido de fiscalização. Agora o Sindicato vai convocar uma assembleia com os trabalhadores da empresa para passar os informes e analisar a possibilidade de iniciar um movimento de greve.

Fonte:  Assessoria de Imprensa do Sindicato - 24/04/2015