Notícia - Plebiscito por reforma política mobiliza a sociedade em Sergipe

A CTB-SE participa ativamente da mobilização nacional em favor do Plebiscito Popular da Reforma do Sistema Político Brasileiro. Com o apoio do Sindicato dos Bancários de Sergipe, a entidade montou um estande e está coletando assinaturas da população.

Até o domingo (7) todo e qualquer cidadão pode e deve participar dessa campanha pelas reformas estruturais que o país necessita para consolidar a democracia brasileira. Basta procurar um dos pontos de coleta de assinatura, espalhados por todo o estado, e dizer se é a favor ou contra uma Constituinte Exclusiva e Soberana para reformar o sistema político do país.

Os sergipanos poderão votar também no Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a Reforma Política Democrática e Eleições Limpas. Esse pretende acabar com o financiamento de campanhas eleitorais por empresários que só beneficia quem tem dinheiro.

José Aparecido Santos, integrante da diretoria operativa do Movimento pelo Plebiscito e diretor da CTB-SE, diz que essa é a hora do cidadão se manifestar. “Precisamos construir um novo modelo do sistema político. Se ficarmos esperando por iniciativa do Congresso Nacional, isso não vai acontecer, porque a maioria dos parlamentares que estão no poder não têm interesse em promover qualquer alteração”, ressalta.

Para votar, basta o cidadão apresentar um documento com foto, a exemplo da carteira de identidade, o RG, ou a habilitação de motorista, e colocar a cédula com o seu voto nas urnas. Simples assim.

Elas podem ser encontradas nos Calçadões do Centro Comercial, na Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetase), nas Universidades Federal e Tiradentes, assentamentos, nos mercados, colégios e igrejas. O resultado do Plebiscito, em Sergipe, deverá ser divulgado até o dia 12 de setembro.

Fonte:  Niúra Belfort/CTB-SE - 04/09/2014