Notícia - Sindiquímicos no 4º Encontro de CIPA e SESMT do setor químico da FEQUIMFAR

Mobilizados pelo departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – Sindiquímicos, trabalhadores da CIPA de empresas da categoria, técnicos em segurança do trabalho, estudantes, parceiros e do SESMT, participaram de 28 a 30 de agosto do  4º Encontro Estadual de CIPA e SESMT da FEQUIMFAR, na Praia Grande.

Na avaliação de Nelson Agostinho de Oliveira, diretor licenciado do departamento e secretário adjunto do trabalho de Guarulhos, a participação dos trabalhadores que atuam na CIPA e dos representantes do SESMT é de suma importância para garantia da saúde e segurança do trabalhador no ambiente de trabalho. “Eles estão aqui como representantes daqueles trabalhadores que ficaram nas empresas e como agentes multiplicadores repassam as discussões e experiências de um evento com representatividade em todo o estado e que será aplicado em sua rotina de trabalho”, diz.

Para Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindiquímicos e da CNTQ, o evento é de grande magnitude pelos temas apresentados e grande representatividade no movimento sindical do ramo químico. “Dispomos de leis e queremos fazer com que elas trabalhem em favor do trabalhador, oferecendo assim mais informações para que ele  assegure um ambiente salutar de trabalho com prevenção e qualidade de vida”, salienta.

Foram apresentados temas atuais sobre prevenção de riscos e perigos no ambiente de trabalho, com palestras: A importância do Conhecimento para a prevenção dos Agravos à Saúde dos Trabalhadores decorrentes de produtos químicos; Segurança Química (Convenção 170 da OIT), Inflamáveis, NR 20 e Acidentes maiores (Convenção 174 da OIT); A Organização do Trabalho e seus reflexos na saúde da Trabalhadora e Trabalhador. A Ergonomia da atividade na visão sindical e Exposição do Projeto de Pesquisa com Coletor de Lixo; Políticas Públicas em Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador no Brasil e a Relação com o papel da CIPA e  PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário.

Sergio Luiz Leite, presidente da FEQUIMFAR, considera que existe uma legislação que garante condições salubres no ambiente de trabalho: “temos que fazer valer essas normas e leis que protegem a saúde e o bem-estar do trabalhador brasileiro, empoderando o membro de CIPA e SESMT, garantindo seus direitos.  Formalizamos esse documento chamando a atenção do governo, principalmente para a importância da manutenção da NR12, norma regulamentadora que define critérios de proteção do trabalhador quando desenvolve atividade com a utilização de máquinas”.

Frente às condições existentes nos ambientes de trabalho, como também pela mobilização social pela prevenção de acidentes e mortes a que estão expostos os trabalhadores brasileiros, os Químicos da Força, em conjunto com os Metalúrgicos, formalizaram um documento que foi entregue ao ministro do trabalho e emprego, Manoel Dias, chamando a atenção do governo, principalmente, para a importância da manutenção da NR12, norma regulamentadora que define critérios de proteção do trabalhador quando desenvolve atividade com a utilização de máquinas.  A delegação de Guarulhos era composta por diretores e assessores do Sindiquímicos.

O 4º Encontro contou com o apoio da Força Sindical, CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico), FUNDACENTRO (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho) e do e do DIESAT (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes do Trabalho).

Fonte:  FEQUIMFAR - 02/09/2014