Notícia - Sindicato dos Jornalistas de São Paulo: Patrões apresentam proposta ruim para Interior e Litoral

Dois meses depois da direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) enviar pauta de reivindicação aos patrões, aconteceu nessa quarta-feira (16) a primeira rodada de negociação da Campanha Salarial de Jornais e Revistas do Interior e Litoral. Como era de se esperar, os empresários "choraram" miséria e procuraram convencer os sindicalistas de que enfrentam dificuldades.


E apresentaram uma contraproposta à pauta de reivindicação que reajusta os salários até R$ 6.200,00 apenas pelo INPC de 6,08% (e também os itens das cláusulas econômicas) e os que ganham acima disso, um valor fixo de R$ 376,96. Os jornalistas querem o INPC e mais um aumento real de 3%.


Os dirigentes do SJSP consideraram a proposta “muito ruim”, inclusive pior do que a obtida no ano passado. “É uma forma das empresas quererem jogar sua péssima opção política e o mau gerenciamento financeiro de suas empresas nas costas dos trabalhadores”, pondera Edvaldo de Almeida (Ed), secretário de Interior e Litoral do SJSP. “É importante que os jornalistas se engajem na Campanha Salarial. Os dirigentes irão reforçá-la com visitas às redações”, diz ele.


“Várias categorias obtiveram aumento real nas negociações e não há motivos para que os jornalistas também não as obtenha. Nós lutaremos pelo aumento real de salários”, diz a secretária adjunta de Interior e Litoral, Fabiana Caramez. Segundo o Dieese, no ano passado, cerca de 87% das categorias tiveram aumento real de salários e apenas 7% delas conseguiram repor a inflação.


Próxima rodada


Os jornalistas reivindicam reajuste de 6,08% (INPC) para todos os salários e 3% de aumento real. Além disso, a pauta prioritária prevê adequação das cláusulas sociais como licença maternidade de seis meses, auxílio creche para os pais, concessão de vale refeição, entre outros. Já está assegurada a data base em 1º de junho, o que faz com que os reajustes conquistados na Campanha sejam retroativos.


Além do Ed e da Fabiana, participaram da negociação o presidente do SJSP, José Augusto Camargo (Guto), José Eduardo Souza (adjunto do Interior e Litoral), Luigi Bongiovanni, diretor da Regional de Santos e Baixada Santista, Cadu Bazilevzki (diretor do ABCD), Telé Cardim (diretora de Ação e Formação Sindical) e Raphael Maia, advogado e coordenador do Departamento Jurídico do SJSP.


A próxima rodada de negociação está marcada para o dia 31 de julho.


Fonte:  Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo - 18/07/2014


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.