Notícia - Trabalhadores da CSP fazem protesto nas ruas do Pecém

Numa tentativa frustrada de enfraquecer os trabalhadores da Companhia Siderúrgica Pecém – CSP, as empresas responsáveis pela obra, sob o comando da Posco, não enviaram os ônibus que transportam os trabalhadores e nem serviram o café. Como a categoria tinha assembleia agendada para acontecer na manhã de hoje (23/01), os poucos que apareceram ao local de sempre, seguiram em passeata até a Praça do Pecém para se juntarem aos demais companheiros e deliberarem acerca da greve.

O objetivo da passeata foi esclarecer para a população sobre o absurdo que acontece dentro da obra e que os trabalhadores precisam ser ouvidos diante do descaso das empresas e omissão dos órgãos competentes. Na praça os trabalhadores apresentaram faixam com as principais denúncias e distribuíram panfletos informativos.

Várias categorias do estado do Ceará e de outras regiões do Brasil estão se solidarizando à essa causa e vieram apoiar os trabalhadores da CSP – Metalúrgicos de São Paulo; Metalúrgicos de Maracanaú; Frentistas CE; Motoboys CE; Têxteis CE; Construção Pesada BA; Montagem BA; Construção Pesada SE; Força Sindical CE; Força Sindical São Paulo; Força Sindical BA. É o trabalhador unido por uma causa.

Hoje, o principal problema que a categoria enfrenta é a falta de resposta diante do pleito apresentado, paralisados desde o último dia 15 de janeiro de 2014, os cerca de 5 mil trabalhadores da obra da Companhia Siderúrgica Pecém - CSP continuam de braços cruzados. O movimento de greve se deve ao descumprimento de ACT - Acordo Coletivo de Trabalho por parte de algumas empresas terceirizadas.

As reivindicações são:

- Atraso no pagamento de salários;
- Atraso no pagamento do 13º salário (2013);
- Atraso no pagamento da cesta básica;
- Falta de pagamento da produtividade;
- Falta de uma área de vivência dentro do canteiro de obras;
- Divergências salariais dentro da mesma atividade; entre outras.

Na assembleia realizada dia 21/01 ficou determinado que a categoria se reuniria para deliberar sobre a paralisação todos os dias até que a empresas apresentem solução. Uma próxima assembleia está marcada para acontecer amanhã, dia 24/01/2014.

CSP - Companhia Siderúrgica do Pecém, constituída pela joint venture entre a brasileira Vale e as sul-coreanas Dongkuk e Posco, com investimento da ordem de US$ 5,1 bilhões. Na atual fase do empreendimento, que está em construção no município de São Gonçalo do Amarante, localizado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) conta com cerca de 5 mil trabalhadores. A estimativa é que a partir de setembro de 2015, quando se inicia a operação da usina que terá capacidade de produzir 3 milhões de toneladas de placas de aço por ano, serão abertos 4 mil postos de trabalho diretos e gerados outros 12 mil indiretos, com significativo acréscimo no Produto Interno Bruto estadual.

Fonte:  Assessoria - 23/01/2014