Notícia - Trabalhadores protestam contra sobretaxa nas importações de aço e alumínio

Os trabalhadores realizaram hoje (dia 5), em frente ao Consulado dos Estados Unidos em São Paulo, um protesto contra a decisão do presidente TRUMP de sobretaxar as importações de aço e alumínio. “Estamos defendendo o emprego no Brasil. Esta medida unilateral prejudica milhares de trabalhadores brasileiros, especialmente aqueles que trabalham nas áreas de siderurgia e componentes metálicos”, declarou João Carlos Gonçalves, Juruna, secretário-geral da Força Sindical, que defendeu a negociação para chegar a um acordo entre as partes.

A manifestação foi convocada pelas centrais sindicais, pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) , ligada a Força Sindical e Confederação dos metalúrgicos da CUT.

“A sobretaxa colocará 400 mil empregos em risco”, afirmou Miguel Torres, presidente da  CNTM. Segundo ele, “o governo brasileiro precisa pressionar o governo norte-americano porque esta pancada só vai piorar o desemprego que está alto. As centrais”, completou, “ devem solicitar uma reunião com o chanceler brasileiro para tratar do assunto”.

José Heitor Santana, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco (MG), onde existe a maior fábrica da Gerdau no País, disse que os trabalhadores estão indignados. “Esta decisão não prejudicará apenas os metalúrgicos, mas todos os trabalhadores porque com demissões, o consumo e a produção caem”, lembrou.

O diretor de Comunicação da Força Sindical São Paulo, Rodrigo de Morais, defendeu a realização de mais atos para evitar o aumento da estatística de desemprego no País que está em 12 milhões e 700 mil pessoas.

Helio Herrera, da Força São Paulo, classificou a sobretaxa como terrível para o Brasil.

Uébio José da Silva, vice-presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aéreos, considera que o Brasil deve negociar com o governo Trump para evitar o desemprego .

Já Luis Carlos Prates, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, e integrante da direção do CSP Conlutas, ressaltou que o ato era para protestar contra a política econômica do presidente Trump. “Essa sobretaxa levará milhares de famílias a perderem seu sustento. Esta não é uma medida isolada, mas uma ação para desindustrializar o País para que os brasileiros vendam apenas commodities. Neste pacote de desindustrialização está a venda da Embraer para a Boeing”, afirmou.


Fonte:  Assessoria de imprensa da Força Sindical - 05/03/2018


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.