Notícia - Sindicato dos Comerciários é exemplo em Seminário de Equidade Racial

No último sábado, 23/09, a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-SP) realizou o Seminário Equidade Racial nas Empresas Jornalísticas e teve como um dos palestrantes a diretora do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Cleonice Caetano Souza, que levou toda a experiência da entidade comerciária para discutir a baixa presença dos jornalistas negros e negras nas redações, bem como formas de interver nessa realidade. O Sindicato, em 2004, foi pioneiro no País na inclusão de negros no comércio ao firmar acordos e incluir cotas em Convenção Coletiva de Trabalho. Marco na história do Brasil. A luta é contínua e diária e serve de exemplo para outras categorias. 

 

No comércio de São Paulo, muitas vezes não se contrata uma pessoa por ser negra ou, segundo dados do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), quando essas pessoas são contratadas seu salário chega a ser 36,11% menor em relação aos demais funcionários. Apesar dos avanços conquistados pela comunidade negra em relação a direitos civis, afrodescendentes ainda ganham menos que um trabalhador não negro. 

 

No Seminário foram elaboradas propostas para minimizar a desigualdade, a partir de uma reflexão sobre a baixa presença de jornalistas negros nas redações. O plano de ação será apresentado às empresas de comunicação. 

 

"O Brasil que queremos é, efetivamente, democrático e igualitário. A igualdade de oportunidade no mercado de trabalho deve ser igual para todos independente de gênero, raça e orientação sexual", afirma Cleonice.


Fonte:  Sindicato dos Comerciários - 26/09/2017


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.