Notícia - Lançamento do livro celebra história de luta dos metalúrgicos

O lançamento do livro “Metalúrgicos de São José dos Campos e Região – 65 anos de história e luta”, ocorrido nessa quinta-feira (10), trouxe para discussão o papel da classe trabalhadora para a transformação da sociedade. Ao saudarem o Sindicato, as diversas entidades ressaltaram o quanto os metalúrgicos da região representam dentro do movimento operário.

A cerimônia de lançamento foi virtual, transmitida pelas redes sociais, a partir do salão de assembleias do Sindicato. Para preservação da saúde dos participantes, foram seguidos os protocolos de segurança contra a covid-19. Além das participações presenciais, representantes de centrais sindicais, sindicatos, movimentos sociais, partidos políticos, Justiça do Trabalho e ativistas enviaram suas saudações.

“Contar a história de um sindicato é contar a vida de dezenas de milhares de pessoas e de inúmeras famílias operárias. É traçar em linhas a história da luta de classe e, assim, contar a história da sociedade neste polo do Vale do Paraíba. A marca deste Sindicato tem sido o combate, a luta, a democracia operária, a independência de classe frente aos patrões e contra os governos”, disse o membro da Executiva Nacional da CSP-Conlutas Atnágoras Lopes.

O livro é assinado por três autores: o historiador Caio César da Silva Guerra, a cientista social Amanda Menconi e João Ricardo de Oliveira Soares, editor da Sundermann Editora.

“Esta é uma obra coletiva, no sentido mais profundo da palavra, na medida em que quem construiu essa história foram os metalúrgicos de São José dos Campos e Região. Por isso, nós iniciamos o livro dedicando não só aos metalúrgicos do presente, mas às distintas gerações de trabalhadores que deram seu suor, sangue, sua vida e sua luta nesta região. Com esse caráter, nosso papel foi somente transferir para um texto as lutas, as vitórias, as derrotas, as lições dos metalúrgicos”, disse João Ricardo.

Em quase 500 páginas, o livro passa por diferentes momentos políticos e resgata mobilizações que se tornaram referências para o movimento sindical no país. Não apenas lutas por salários e empregos, mas também contra um sistema em que o trabalhador é largamente explorado.

“Hoje é um fato histórico para nossa categoria metalúrgica. Temos que conhecer o passado para projetar o futuro. Aqui está a história brilhante de quem fez muita luta contra os patrões e o governo, que enfrentou a ditadura. Agora, nós estamos na luta em defesa da vida. O Sindicato foi fundado no banheiro da Ericsson e hoje faz um evento virtual para o lançamento deste livro. Digo com orgulho que tivemos muita firmeza para lutar em defesa da vida dos trabalhadores e seguimos lutando contra essa política genocida que está levando nossa classe para o matadouro”, discursou o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.

Weller também chamou os trabalhadores para as manifestações que acontecerão no dia 19, pelo Fora Bolsonaro e Mourão.

“Este é um Sindicato que organiza a luta da classe trabalhadora.  A gente faz a luta por salário, por PLR, mas faz também faz a luta política. No dia 19, tem novas manifestações. Mais do que lutar contra o governo Bolsonaro, temos a tarefa histórica de lutar pela transformação da sociedade. Conforme narra no livro, sempre nos dispusemos a fazer isso e continuaremos fazendo. Viva os 65 anos de luta do Sindicato dos Metalúrgicos. Viva a classe trabalhadora”, concluiu.

Sorteio

Ao final da cerimônia, o Sindicato sorteou nove livros para sócios do Sindicato. Também presenteou o sócio da ativa mais antigo, Valdimir Aparecido da Cunha, 65 anos de idade e que há 38 é sindicalizado. Ele trabalha na Winoa.

Veja abaixo a lista dos contemplados pelo sorteio:

Aritana Gramani Machado Franca - Ericsson

William Cesar Ramiro - Prolind

Willian Moreira da Silva – Eaton

Clodoaldo Henrique Almeida – TI

Moises Guedes Pinto Junior – TI

César Checan Metta - Usimoren

Raquel Aparecida da Costa Perpétuo – GM

Joel de Jesus dos Santos – GM

Argemiro Zanca - ABC Dados

João Fernando da Rosa – Embraer

Vendas

O livro já está à venda, no Sindicato. Aos sócios, está sendo vendido por R$ 20. Para os não sócios, o valor é R$ 70. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (12) 3946-5301.

Fonte:  Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos - 11/06/2021