Notícia - Metalúrgicos de São José dos Campos entrega pauta da Campanha Salarial aos patrões

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos entregou a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2020 aos patrões nesta quinta-feira (30). Devido à pandemia, a reunião ocorreu de forma virtual. Participaram do encontro representantes de sete grupos patronais.

Durante a conferência, a entidade defendeu os eixos que norteiam a Campanha deste ano e que foram aprovados pelos metalúrgicos na Assembleia Geral do dia 18. A defesa da vida dos trabalhadores, frente ao avanço do novo coronavírus no Brasil, a estabilidade no emprego e a ampliação dos direitos são as principais exigências.

A categoria também irá lutar pelo índice de 9,5% de reajuste salarial. A inflação prevista para o período (setembro de 2019 a agosto de 2020) é de cerca de 2% pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Com isso, fica garantido um aumento real em torno de 7,5%. 

Nesta semana, o Sindicato já iniciou o processo de mobilização com assembleias em diversas fábricas da região. É importante que o metalúrgico participe das mobilizações. Quanto maior a união dos trabalhadores, mais forte será o poder de negociação junto às empresas.

Nos próximos dias, o Sindicato realizará reuniões com os grupos patronais que ainda não iniciaram as negociações. 

Covid-19

O combate à covid-19 será uma das marcas da Campanha Salarial 2020. O Sindicato exige a aplicação de um protocolo de segurança em todas as fábricas. Entre as medidas previstas no documento, estão a testagem dos funcionários, abertura de CAT para casos confirmados, desinfecção dos locais e acompanhamento da Cipa dos processos de produção.

Unidade na luta

Nesta quinta, também ocorreu uma reunião entre as lideranças de diferentes sindicatos que representam metalúrgicos no estado de São Paulo. Participaram líderes sindicais de São José dos Campos, Campinas, Limeira, Santos, São Bernardo do Campo, Sorocaba e Jaguariúna. 

Em um momento de grave crise, a luta por salário e direitos é ainda mais desafiadora. Por isso, é importante a unidade entre os trabalhadores de todo o estado. As reuniões entre as entidades sindicais ocorrerão semanalmente.

“A luta está apenas começando, mas os metalúrgicos já sabem que será preciso muita união e combatividade para saírmos vitoriosos nesta Campanha Salarial. Neste momento de pandemia, é ainda mais importante levantarmos a nossa voz pela vida, direitos e estabilidade no emprego”, afirma o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.


Fonte:  Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos - 31/07/2020


Comentários