Notícia - Ministro do Trabalho e sindicalistas conversam sobre a Modernização Trabalhista

A jornada diária de trabalho, banco de horas, horas extras, remuneração, férias e fundo de garantia foram algumas das dúvidas respondidas pelo ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, em Plenária Nacional da União Geral dos Trabalhadores ( UGT), realizada nesta segunda (20), em Brasília.

As questões que mais geravam dúvidas sobre a modernização trabalhista foram esclarecidas pelo ministro, tranquilizando os cerca de 100 trabalhadores que participaram do encontro. Ele fez questão de reafirmar que o texto da modernização foi concebido em cima de três eixos: segurança jurídica, nenhuma redução de direitos, ou seja, a ideia é consolidar os direitos trabalhistas e oportunidade de trabalho para todos.

Ronaldo Nogueira reiterou a disposição em ouvir os trabalhadores e empresários e garantiu à plateia que todas as dúvidas serão esclarecidas, mostrando aos trabalhadores que a modernização só avança e não traz nenhum prejuízo. “A nossa proposta foi formada para consolidar direitos, e nenhum direito está sob ameaça. Estamos dando a oportunidade para que o trabalhador escolha nas convenções coletivas a melhor forma de exercer sua função no mercado. E com isso estamos potencializando a representatividade sindical”, disse.

O ministro avaliou o encontro como parte do aprimoramento da modernização, pois as dúvidas somem e a certeza que fica é de que o trabalhador e os empresários poderão construir uma relação de trabalho mais sólida, transparente e eficaz para o crescimento do país.

Fonte:  Assessoria de Imprensa Ministério do Trabalho - 22/02/2017