Notícia - UGT participa no Congresso Nacional do lançamento da campanha Se é público é para todos

Intensificar a campanha “Se é público, é para todos” e reunir as 200 assinaturas necessárias para criação de uma Frente Parlamentar Mista em Defesa das Empresas e Serviços Públicos no próximo mês. Estas foram duas das metas definidas ontem (18) durante o lançamento da campanha “Se é público, é para todos” no Congresso Nacional.

Participaram do encontro a coordenadora do comitê, Maria Rita Serrano, o presidente da Federação das Associações dos Empregados da Caixa – Fenae, Jair Ferreira, o diretor da Federação Única dos Petroleiros (FUP), João Moraes, o representante da Secretaria para Assuntos de Finanças e Crédito da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Willian Roberto Louzada, além do senador Paulo Paim (PT-RS). Durante pouco mais duas horas, eles destacaram projetos do governo e congresso que ameaçam as empresas e os serviços públicos, entre os quais a PEC 241, que limita os investimentos em setores fundamentais.

O debate foi acompanhado por representantes de diversas entidades e parlamentares, como as senadoras Fátima Bezerra (PT-RN), Regina Sousa (PT-PI), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e a deputada federal Erika Kokay (PT-DF). A ideia, agora, é que essa repercussão se estenda por várias instâncias da sociedade civil, desde associações de bairro até câmaras municipais, assembleias e o próprio Congresso, passando por entidades sindicais, associativas e sociais, como forma de informar a população e ganhar a adesão para a defesa do que é público.

A luta contra o PLS 555 (estatuto das estatais), que resultou na criação do comitê e lançamento da campanha, também foi lembrada pelos presentes. O senador Paim, que participou das articulações no Congresso, possibilitando avanços no projeto que se tornou a lei 13.303/16, destacou ainda que os que votam contra a sociedade serão jogados no lixo da História, numa analogia aos que foram contrários à promulgação da Lei Áurea.

Fonte:  Com informações do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas - 20/10/2016