Notícia - Médica do SINDMED debate prevenção ao benzeno com frentistas de Campinas

Como parte das constantes ações voltadas à  preservar a saúde da categoria,  o Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis e Lojas de Conveniência de Campinas e Região (Sinpospetro Campinas), entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT)  em parceria com o Sindicato dos Médicos de Campinas e Região (Sindimed) , promoveu nas dependências da entidade, o Curso de Prevenção à Exposição Ocupacional ao Benzeno.

A  ação, que  envolve um total de  40  trabalhadores de cinco  postos de combustíveis da cidade,  foi coordenada pelo  secretário geral do Sinpospetro Campinas e membro da Comissão Nacional do Benzeno,  Raimundo  Nonato de Souza (Biro), juntamente com a  médica Sanitarista e diretora sindical do Sindimed,  Ellen Machado Rodrigues.

A programação, que foi divida em etapas de duas turmas ao longo do dia e incluiu apresentação de vídeo e distribuição de material informativo sobre assunto, além de debate com os trabalhadores  sobre os hábitos capazes de reduzir, durante o trabalho nos Postos, o grau de exposição  à substância tóxica e cancerígena  presente nos combustíveis.

A  atividade em questão  é  resultante de parceria firmada há quase um ano entre o sindicato e Sindimed,  iniciativa  e que já levou, no período, o curso sobre saúde ocupacional   há mais de 300 trabalhadores de Campinas e região.

PRESERVAR A SAÚDE DOS FRENTISTAS É BANDEIRA DE LUTA DA CATEGORIA DE TODO O PAÍS

O benzeno é uma substância cancerígena contida na gasolina, a qual os frentistas estão expostos diariamente. O produto pode ocasionar irritação nos olhos, vômitos e náuseas.

É um produto que contamina o trabalhador pelo contato direto ou pelo ar. O simples fato de trabalhar no posto de combustível já implica numa exposição ao produto tóxico.

Como parte das constantes ações em preservar a saúde dos trabalhadores, a categoria de todo o país segue mobilizada em aprovar, em suas localidades, a proibição da prática do abastecimento veicular além do limite do automático.

A medida, que colabora para diminuir a exposição respiratória e cutânea do trabalhador ao benzeno, já é realidade nos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, e em várias cidades do estado de São Paulo e de Minas Gerais. Em Campinas-SP e São Paulo tramitam projetos de lei semelhantes. As propostas são do vereador Pedro Tourinho (PT)  e do Deputado Estadual Marcos Martins (PT), respectivamente.

Fonte:   Assessoria de Imprensa - Sinpospetro Campinas - 09/09/2016