Notícia - Ministro do Trabalho visita sede do Sindmotoristas/SP

O novo Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, esteve na manhã de hoje (21/07) na sede do Sindicato dos Condutores/SP retribuindo a visita da diretoria da Entidade que foi recentemente a Brasília dar-lhes boas vindas e sucesso à sua gestão.

O Ministro disse que quer intensificar as relações com a classe trabalhadora e que esses encontros devem pautar seu trabalho na Pasta.

Aproveitando o  momento, o presidente Valdevan Noventa perguntou-lhe sobre a solicitação do Sindicato para revogar em caráter de urgência a Portaria 1297  que aumentou o índice de vibração de corpo inteiro e inviabilizou o direito dos trabalhadores em transportes ao recebimento do adicional de insalubridade e à aposentadoria especial. “A minha categoria é sofrida, é perseguida, por isso vive uma constante luta por reconhecimento e valorização.  Então, é inaceitável que as nossas conquistas sejam retiradas numa canetada como fez o antecessor desse Ministério. A Portaria  é um crime e sua revogação corrigirá uma injustiça feita com os trabalhadores em transportes que somam mais de 12 milhões em todo o País”.

Autoridades presentes ao encontro como o deputado federal Major Olímpio, os deputados estaduais Campos Machado e Ramalho, o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, secretário nacional da Força Sindical, Juruna, o ex-vereador Cabrabom, e o presidente do SINDILOG, Moacyr Firmino, manifestaram total apoio à pauta dos condutores.

“Contamos com a sensibilidade do Ministro  para com a categoria dessa importância que é os condutores de São Paulo, cujas adversidades enfrentadas no dia a dia são muitas (falta de segurança, cobranças excessivas e irregulares de multas, mobilidade urbana deficitária, falta de estrutura que causa riscos à saúde, etc). Por isso, tenho certeza que no que tange a Portaria haverá de se fazer justiça”, enfatizou o deputado estadual e presidente do PTB/SP, Campos Machado.

Com o auditório lotado de trabalhadores, militantes e dirigentes sindicais, o Ministro Ronaldo Nogueira se pronunciou sobre o assunto dizendo que está sendo feita uma nova avaliação, que se agisse somente pelo coração sua decisão certamente seria favorável aos trabalhadores em transportes. Pediu um pouco mais de paciência para apresentar ao que tudo indica um parecer pela suspensão da Portaria 1297.

O Ministro do Trabalho disse que sua vinda ao Sindicato dos Condutores/SP é um novo e próspero momento nas relações entre os trabalhadores em transportes e o Governo Federal. “Tenham a certeza, lá no Congresso e no Governo eu sou trabalhador. Garanto que não haverá surpresas nas discussões da reforma trabalhista, a legislação trabalhista em sua essência será respeitada. Também quero dizer que vocês não sentirão envergonhados de mim, pois não tenho envolvimento com situações ilícitas e degradantes”.

Por fim, o ministro Ronaldo Nogueira se despediu do evento com a seguinte declaração: “Não esqueci minhas raízes oriundas da classe trabalhadora. Podem contar comigo para defender no Ministério do Trabalho as demandas dos trabalhadores em transportes”.

Lugar de Cobradores é dentro dos ônibus

A categoria dos condutores de São Paulo ganhou um forte aliado à sua luta em defesa do emprego dos cobradores. O deputado estadual Campos Machado (PTB/SP) declarou apoio incondicional do seu partido. Disse que criou uma comissão dos transportes e que a manutenção dos postos de trabalho dos cobradores na cidade de São Paulo foi inserida como um dos pontos do projeto do PTB.

Indústria das Multas

Entre as demandas tratadas com o Ministro do Trabalho, o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, declarou que a central está ao lado do Sindicato e dos trabalhadores em transportes no combate a “Indústria de Multas de Trânsito” que se instalou na cidade de São Paulo. “Lamentavelmente as multas não têm efeito educativo e sim arrecadatório. É preciso rever isso e também dar um tratamento diferenciado para os profissionais do volante no que concerne o limite de pontuação na CNH. Aproveito para parabenizar meu amigo Valdevan Noventa que liderou a bem sucedida luta que obrigou a Gestão Haddad a suspender 17 mil multas somente na Av. Marechal Tito, na Zona Leste”.

Formação Profissional

O diretor de finanças do Sindicato e coordenador responsável pelo Instituto O Resgate, Edivaldo Santiago, convidou o Ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira para visitar o local numa próxima oportunidade. Enfatizou que o Instituto realiza um trabalho importante profissional e social, mas pode ser ampliado com o firmamento de parcerias com o Governo Federal.

Fonte:  Sindicato dos Motoristas de São Paulo - 22/07/2016