Notícia - Após aprovação dos trabalhadores, Sindicato decide pedir falência da Karmann-Ghia

O Sindicato decidiu entrar na Justiça com pedido de falência da empresa de auto-peças Karmann-Ghia por abandono de patrimônio, considerada a alternativa mais viável para que se possa iniciar um processo de retomada das atividades na fábrica.

“Estamos certos de que a abertura do processo de falência é a única forma de garantir os direitos dos trabalhadores do ponto de vista legal. O interesse maior é que a empresa continue viva”, explicou Rafael Marques, presidente dos Metalúrgicos do ABC.

A decisão foi tomada após consulta aos trabalhadores na empresa, que aprovaram a medida em assembleia realizada na segunda-feira, dia 27.

Na assembleia, os trabalhadores também decidiram pela continuidade do movimento de luta e ocupação da fábrica, que completa hoje 48 dias.

 “A ocupação é importante para garantir a permanência do maquinário e, assim, poder defender o que é de direito dos trabalhadores. É com a luta e a união dos companheiros que vamos encontrar soluções e exigir respeito”, reforçou Rafael.

“A empresa está abandonada e a situação ficou insustentável. Quando iniciamos o movimento na fábrica, até a energia elétrica havia sido cortada por falta de pagamento”, lembrou o presidente.

Ele reforçou que há anos os trabalhadores vinham sendo prejudicados pelos erros administrativos da direção, situação que só piorou com o passar do tempo.

“Os atrasos nos salários eram constantes e os benefícios trabalhistas deixaram de ser pagos. Fizemos várias tentativas de acordo, mas todos acabavam sendo descumpridos”, criticou.

O Sindicato tem também dialogado com várias empresas credoras da Karmann-Ghia em busca de soluções. “O maior patrimônio da empresa são os trabalhadores. Não estamos pensando somente nos direitos, mas em construir alternativas e voltar a operar”.


Fonte:  Sindicato dos Metalúrgicos do ABC - 29/06/2016


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.