Notícia - Sindicato e interventor iniciam, nesta quinta-feira, agenda de tratativas sobre a Avibras

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região e o fundo de investimentos Brasil Crédito reuniram-se na tarde desta terça-feira (1º), um dia após a homologação do plano de recuperação judicial alternativo da Avibras Indústria Aeroespacial. O encontro teve a participação do diretor provisório (interventor) da fábrica, Fábio Guimarães Leite.

No encontro virtual, o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves, cobrou a organização de uma agenda pela Brasil Crédito e pelo diretor provisório para que fosse agilizado o processo de transição.

A partir dessa cobrança, foi marcada uma nova reunião, desta vez com Fábio Guimarães Leite, para dar início às tratativas sobre a volta da fábrica às atividades. O encontro será na sede do Sindicato, nesta quinta-feira (3), às 11h.

O nome do interventor consta na homologação do plano de recuperação judicial alternativo, assinada na segunda-feira (30), pelo juiz Matheus Amstalden Valarini, da 2ª Vara Cível de Jacareí.

O plano homologado determina a nomeação do interventor para o comando da fábrica e a destituição do proprietário da Avibras, João Brasil Carvalho Leite.

Diante desse novo cenário, o Sindicato vai intensificar a cobrança para que o governo federal agende uma reunião e inicie discussão sobre a retomada das atividades da principal indústria bélica do país.

“Já estamos nesta luta há três anos. Os trabalhadores têm urgência para que tudo se resolva logo. Eles estão há mais de mil dias em greve e há 27 meses sem salário. Por isso, defendemos que a transição comece o quanto antes”, afirma Weller Gonçalves.

A sede do Sindicato, onde será realizada a reunião de quinta-feira, fica na Rua Maurício Diamante, 65, Centro, São José dos Campos.


Fonte:  Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos - 02/07/2025

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.