Notícia - Ministro do Trabalho diz que economia está madura para acabar com a escala 6x1

Desde o ano passado o tema do fim da escala 6x1 permeia o debate político e que no Dia do Trabalhador, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre aprofundar a discussão sobre a redução da jornada de trabalho.

Seguindo o discurso do Lula, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, falou nesta quarta-feira (7) que o Brasil está pronto para debater alteração na jornada de trabalho e defendeu a substituição do modelo atual de seis dias de trabalho por um descanso (6x1) para um esquema de cinco dias de trabalho e dois de folga (5x2).

“Acredito que é possível reduzir a jornada máxima. O 6x1 é cruel”, afirmou Luiz Marinho durante sua participação em sessão da Comissão de Trabalho na Câmara dos Deputados.

O modelo de 6x1 prejudica principalmente os trabalhadores do comércio e para o ministro é necessária uma mudança gradual para a escala 5x2.

“Transitar do 6x1 para o 5x2 seria um belo de um avanço, especialmente para o segmento dos trabalhadores do comércio, que reclamam muito disso”, disse Marinho.

O ministro do Trabalho defende que os ajustes devem ser feito por meio de convenções coletivas, pois alguns setores funcionam 24 horas por dia.

“Tem atividade econômica que tem a necessidade de trabalhar os 365 dias do ano, 24 horas por dia. Aqui entra o papel da negociação das convenções coletivas”, explicou Marinho.

Luiz Marinho acredita que a economia brasileira tem condições para avançar no debate sobre a jornada de 44 horas semanais.

Durante a sessão na Câmara dos Deputados, Marinho destacou que o presidente Lula já manifestou apoio à discussão sobre a redução da jornada de trabalho, reforçando o interesse do governo em aprofundar o debate.

Hoje no Congresso Nacional o tema da redução da jornada de trabalho tem vários textos, mas o mais proeminente é a Proposta de Emenda à Constituição apresentada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP).


Fonte:  Redação Mundo Sindical com informações do O Globo / Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados - 07/05/2025

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.