O Sindicato dos Amarradores e Desatracadores de Navios nos Portos do Estado do Espírito Santo (Sind-Amarradores), filiado à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e à Federação Nacional dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga, Vigias Portuários Trabalhadores de Bloco, Arrumadores e Amarradores de Navios, nas Atividades Portuárias (Fenccovib), vai inaugurar nesta terça-feira, 1º de outubro, às 8h30, uma nova base operacional.
O local fica no centro de Vitória, numa das principais avenidas da capital, a uma quadra do Porto de Vitória. É a primeira vez, desde a fundação do sindicato, há 35 anos, que a entidade tem uma base própria para atender os trabalhadores nos intervalos de escalas e em momentos de descanso.
A primeira base operacional do sindicato funcionou numa sala cedida pela antiga Codesa (hoje Vports) até 2019, um local sem manutenção, que não atendida às necessidades básicas da categoria.
Depois, o sindicato montou nova base no antigo prédio do Sindicato dos Arrumadores, onde permaneceu até então. O local tinha limitações para reformas e ampliações. Como os Arrumadores saíram do prédio, os Amarradores também tiveram que entregar o ponto e encontraram um lugar muito melhor do que esperavam.
A nova base tem dois andares e conta com vestiário, armários individuais, banheiros com chuveiros aquecidos, refeitório, auditório, sala de estar, salas para os fiscais com computadores e bicicletário. O ambiente é climatizado e tem sistema de segurança. Foram oito meses de reforma, que contou com projeto arquitetônico para dar nova vida à antiga loja de noivas que funcionava no local.
A fachada foi planejada com fotos dos portos do Espírito Santo e tem chamado a atenção das pessoas que transitam pela região.
“Essa é uma conquista muito esperada pela categoria. Agora temos um espaço próprio e totalmente reformado para receber os associados com conforto e segurança durante os intervalos das jornadas de trabalho. É muito mais do que um sonho realizado”, disse o presidente do Sind-Amarradores, Fabiano Afonso.