Notícia - Trabalhadores da Limpeza são homenageados em sessão solene na Câmara Municipal de SP

Uma sessão solene na noite desta quarta-feira (16) no plenário da Câmara Municipal de São Paulo homenageou 56 trabalhadores e trabalhadoras da Limpeza, cuja data comemorativa é celebrada no próprio dia 16 de maio. Toda a diretoria do SIEMACO São Paulo, liderada pelo presidente André Santos Filho, marcou presença no evento, proposto pelo vereador Fábio Riva, que visa enaltecer o trabalho dos profissionais da Limpeza Urbana, Asseio e Conservação, Áreas Verdes, Grandes Geradores e Controle de Pragas.

Na mesa presidida pelo vereador Fábio Riva, estavam o presidente do SIEMACO-SP, André Santos Filho; o presidente da CONASCON, Moacyr Pereira; o presidente da FEMACO, Roberto Santiago; o presidente da UGT Nacional, Ricardo Patah; o secretário adjunto executivo da Selimp, Osmário Ferreira; o gerente da SP Regula, David Tegagno; e Carla Santana, representando o presidente do Selur, Pedro Maranhão. Também compuseram a mesa a varredora Sônia Regina dos Santos Camargo, da empresa Corpus, e o coletor José Vagner da Silva, o “Vagnão”, da Loga.

Esse reconhecimento simboliza a união e força das categorias representadas pelo sindicato, que se dedicam diariamente para manter a maior cidade da América Latina, a capital paulista, limpa, organizada e funcional para seus cidadãos. O SIEMACO São Paulo e todos os seus funcionários parabenizam os trabalhadores e trabalhadoras por essa justa homenagem.

Representando as empresas, estiveram presentes Claudio de Oliveira, gerente geral da Corpus; Viviane Rocha de Paula, gerente administrativa, e Caique Dias (Comunicação). Pela Ecoss Ambiental, Rafael Finholdt; pela Ecourbis, Walter de Freitas, superintendente operacional, e Cesar Urien, diretor financeiro. Pela Limpa SP, Elcio Eduardo; pela Loga, Lucas Feltre; e pela Sustentare, Tamara Sampaio.

“A presença de vocês aqui nos enche de orgulho. É uma honra, é uma satisfação muito grande representar e homenagear todos vocês, que cuidam com amor e carinho da zeladoria da nossa cidade. Essa homenagem é destinada a vocês, trabalhadores, que sob chuva e sol estão todos os dias nas ruas. A importância de vocês é essencial, pois exercem um trabalho árduo e muito dignificante. Agradecemos ao vereador Fabio Riva e à Câmara Municipal pela iniciativa de homenageá-los. Imaginem só uma cidade sem varrição, sem coleta. Por isso tudo reconhecemos que vocês exercem funções essenciais para a saúde pública e o bem-estar de todos”, afirmou André Santos Filho.

“Nossos heróis de laranja estão sentados nas cadeiras dos vereadores e sendo homenageados no principal plenário da Casa nesta noite de 16 de maio; são 57 guerreiras e guerreiros que representaram todos os trabalhadores da Limpeza nessa noite especial, que anualmente lembra a devida importância, reflexão e reconhecimento a esse trabalho essencial para o funcionamento de nossa cidade”, disse Fábio Riva. “Foi uma noite emocionante ao lado do presidente André Santos Filho e toda diretoria do SIEMACO-SP, das empresas parceiras e, principalmente, dos nossos amigos coletores”, completou. “Obrigado por me aceitarem como representante de vocês. Contem comigo, sempre”, finalizou.

Moacyr Pereira, presidente da CONASCON, saudou todas as categorias que compõem a Limpeza e manifestou seu pesar pelos trabalhadores das mesmas categorias no RS. “Antes de mais nada, apesar de ser um dia festivo, de uma categoria tão importante como a nossa, não podemos deixar de lembrar da tragédia que se abateu sobre o Rio Grande do Sul. A maioria dos trabalhadores e famílias de nossas categorias naquele estado foram impactados diretamente. Nós da CONASCON, junto com a Federação de Asseio e Conservação dos empregados, o Sindicato Patronal e o Instituto Gaúcho de Asseio e Conservação, estamos com uma campanha, no sentido de arrecadar fundos para apoiar na reconstrução das vidas dessas famílias”, lembrou.

Para Roberto Santiago, a Limpeza é uma categoria essencial para o Brasil. “Hoje estamos aqui para comemorar o dia do trabalhador da Limpeza; o trabalho do gari, do coletor, do varredor, esses que estão aqui, lotando este auditório. A importância deles é uma unanimidade na sociedade, pois exercem um dos trabalhos mais importantes que uma cidade pode ter, pois eles cuidam do cidadão e da saúde do município”, ressaltou.

“A UGT se orgulha muito de ter em seus quadros a maior parte dos SIEMACOs do Brasil. Por meio da CONASCON, que congrega todos esses sindicatos, e por meio da FEMACO, nós temos uma interlocução muito interessante e defendemos muito as questões colocadas pelos Sindicatos. Os trabalhadores da Limpeza são pessoas que cuidam das nossas vidas na cidade. Eles dão para nós a oportunidade efetiva de uma vida cidadão, e muitas vezes são tratados como invisíveis. Eles têm de ser comemorados e valorizados todos os dias”, disse Ricardo Patah.

Conheça todos os 56 homenageados da noite

Aline da Silva Cola, Silvana Josi dos Santos, Ivone Alves de Oliveira Paes, Reginaldo Alves da Silva, Francisco Batista Lustosa, Eloi Angelo Evaristo, Franciele da Silva Santos, Aparecido Lourenço da Silva, Vicente Paulo Carneiro Gomes, Lucelio de Farias Barros, Cosme dos Santos Martins, Fernando Bernardino da Silva, Juliete Alves de Mattos, Maria Aparecida de Assis Batista, Richard de Souza Prado, Roberto Santos Ferreira, Eric Brandão Batista da Silva, Gilvanete Vieira, Leida de Cássia Alves de Souza, Maria de Fátima da Silva, Dileia Cristina Santiago de Araujo, Raimunda Necivanha dos Santos, Adriana Alves da Cunha, Anselmo Bertolino, Orismar Pereira de Quadro, Rivanildo Augusto da Silva, José Vagner da Silva, Rafael Pereira da Silva, Edinaldo do Amparo, Valter Henrique da Silva Batista, Francisco Lopes Carneiro, Ricardo Silva de Jesus, Ricardo Luiz Siqueira, Edmar Jacinto Leite, Joyce Correia Torres, Wilker Justino Pereira, Jessica Inácio Marques, Sonia Regina dos Santos Camargo, Marinalva Lima de Pontes, Everaldo Alves da Silva, Raimundo Francisco Cezar, Luzia Aparecida Luna, Elio Antonio da Silva, Dayane da Conceição do Nascimento, Eliana Batista, Valter Márcio Moreira Santos, Ingrid Cordeiro, Daniel Gomes da Silva, Cinara Pessoa da Silva Santos, Emerson Miranda, Eroneide Lopes dos Santos, Lidia da Silva Santos, Ilana Alves Carvalho, Sheila Aredes, Simone Gomes Rezende Oliveira e Vanessa Cristina.

Fonte:  UGT - 21/05/2024