Notícia - Live da CSP-Conlutas nesta quinta (9) discute campanha de solidariedade e tragédia climática no RS

Nesta quinta-feira (9), a CSP-Conlutas realizará uma live para discutir as causas da tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul e fortalecer a campanha de solidariedade às famílias atingidas. A transmissão será feita pela página do Facebook e YouTube da Central, às 18h30.

Além de garantir ajuda às famílias nesse grave momento, a CSP-Conlutas entende que também é preciso combater as causas responsáveis por esses tipos de desastres climáticos, agravados cada vez mais pela negligência dos governos e pela ganância capitalista.

Rejane Oliveira, professora em Porto Alegre (RS) e integrante da Secretaria Executiva Nacional e da direção estadual do RS da CSP-Conlutas, e Paulo Barela, também integrante da SEN, falarão sobre o tema.

Uma das maiores catástrofes do país

Infelizmente, a cada atualização oficial, se demonstra a catástrofe sem precendentes que atingiu a população gaúcha. Na manhã desta quarta-feira (8) o número de mortes subiu para 95 mortes, sendo que mais quatro casos estão em avaliação, e 131 pessoas estão desaparecidas. Segundo o governo, 48.799 pessoas deixaram suas casas e estão em abrigos, mas um total de 159.036 pessoas estão na condição de desalojados.

Mais de 400 cidades foram afetadas, o que representa 80,6% do total de 497 cidades gaúchas. Com isso, até o momento, 1,4 milhão de pessoas já foram afetadas pelo desastre.

As fortes chuvas que caem sobre o Rio Grande do Sul desde o último dia 27 são resultado de uma conjunção de fatores meteorológicos, mas ambientalistas e climatologistas afirmam que o pano de fundo para essa situação é a crise climática em curso em todo o planeta, responsável por eventos cada vez mais extremos, de temporais a secas. Crise climática que tem a responsabilidade direta da ação humana e capitalismo que, em busca do lucro, não se importa em destruir e desestabilizar cada vez mais a natureza. Ao mesmo tempo, a postura dos governos é de negligência e de aval à exploração capitalista.

Contribua com a campanha de solidariedade

A CSP-Conlutas se solidariza com a população do Rio Grande do Sul e se soma ao apoio às famílias atingidas. A Central deu início a uma campanha de arrecadação financeira.

As doações serão destinadas pela direção estadual da CSP-Conlutas do Rio Grande de Sul à assistência de famílias atingidas.

As contribuições devem ser feitas via PIX, através da chave: financeiro@cspconlutas.org.br, ou ainda via depósito/transferência para Banco do Brasil, agência 3520-3, conta corrente 26261-7, CNPJ 07.887.926/0013-23, CSP-Conlutas Central Sindical e Popular.

Fonte:  CSP-Conlutas - 08/05/2024