Notícia - CTB e sindicatos pressionam empresas de navegação para resgate de vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

As recentes e devastadoras chuvas que assolam o Rio Grande do Sul têm deixado um rastro de destruição, com alagamentos e desabamentos que já resultaram em um trágico balanço oficial: 83 mortos e 111 pessoas ainda desaparecidas, conforme divulgado nesta segunda-feira (6), às 9h pela Defesa Civil do RS. Diante dessa situação de emergência, sindicatos de aquaviários e de marítimos estão fazendo um apelo urgente às empresas de navegação do estado.

Em pronunciamento direcionado a todas as empresas de navegação do Rio Grande do Sul, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Marítimos e Fluviais do Estado do Rio Grande do Sul (Sinflumar), Valdez, destacou a necessidade imediata de disponibilizar embarcações para o socorro das pessoas afetadas pela tragédia. “Estamos pedindo, emergencialmente, que as embarcações sejam disponibilizadas para o socorro de nossa gente flagelada no RS. As pequenas embarcações (areeiras) podem transportar material mais pesado. Os botes, escaleres, baleeiras, dados navios fluviais podem fazer os resgates. Nossos marinheiros e mestres podem e devem pilotar essas embarcações”, afirmou Valdez Francisco de Oliveira.

A pressão dos sindicatos, aliada à gravidade da situação, tem levado as entidades a se mobilizarem para que as empresas de navegação cedam seus barcos e se disponibilizem para transporte, resgate e salvamento de vidas.

Para facilitar o processo de doação, diversos pontos de coleta foram estabelecidos em Porto Alegre e em outras regiões do estado:

1. Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Vereadores – Endereço: Av. Loureiro da Silva, 255 – Porto Alegre

2. CTB RS – Endereço: Rua dos Andradas, 943 – 7º andar – Porto Alegre

Se você está no interior do estado, procure os locais de arrecadação disponíveis em seu município. Sua contribuição fará uma diferença significativa na vida daqueles que foram afetados por essa tragédia.

Fonte:  CTB - 07/05/2024