Notícia - FETQUIM acompanha Frente Parlamentar Química no Pólo Petroquímico de Cubatão

A FETQUIM acompanha ativamente as atividades da Frente Parlamentar Química para garantir que a defesa da competitividade da indústria brasileira inclua a defesa dos empregos.

Na última quinta-feira (25/04) a Frente visitou as unidades das empresas Yara, Braskem e Unipar do Pólo Petroquímico de Cubatão, com a presença do presidente da Frente Parlamentar Química na Câmara dos Deputados em Brasília, deputado Afonso Motta (PDT-RS), e do deputado estadual Luiz Fernando (PT-SP), coordenador da Frente Parlamentar em Apoio à Indústria Química e Farmacêutica do Estado de São Paulo.

Airton Cano, coordenador político da FETQUIM e Geralcino Teixeira, presidente da CNQ/CUT, estiveram de perto defendendo os trabalhadores e as trabalhadoras químicas diante das importações desenfreadas de produtos químicos e oscilações de preço no mercado internacional.

“A indústria química é a mãe de todas as indústrias, sem ela as outras não desempenham suas funções, e nossa indústria vem sofrendo com o ataque dos demais países que estão desovando seus produtos no Brasil”, explica o deputado Luiz Fernando.

Os representantes da indústria reclamam que no caso do gás natural a indústria química brasileira tenha custos sete vezes maiores se comparados com a indústria química dos EUA e quatro vezes mais que as indústrias químicas europeias. Alegam ainda que nos EUA e na Europa os impostos sobre faturamento variam de 20% a 25%, enquanto, no Brasil, alcancem de 40% a 45%.

A FETQUIM reforça que a redução de impostos exija como contrapartida a manutenção dos empregos.

Fonte:  Fetquim - 30/04/2024