Notícia - Sindicatos filiados à FENATRAD comemoram o Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas

Em comemoração ao Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas, celebrado no último sábado (27), diversos sindicatos filiados à Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRA) realizaram eventos para marcar a data.

O dia 27 de abril marca o Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas, data escolhida em homenagem a Zita de Lucca, padroeira da categoria, que nasceu na Itália e trabalhou como doméstica desde seus 12 anos.

Confira:

Bahia

O Sindicato das(os) Trabalhadoras(es) Domésticas(os) da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA), em parceria com Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), realizaram a 13ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico. A atividade ocorreu entre 26 e 28 de abril, no piso L1 do Shopping Piedade, no Centro de Salvador.

O evento contou com dois dias de palestras e prestação de serviços gratuitos, a exemplo da emissão de RG; orientações técnicas diversas, como direitos e deveres do empregado e empregador doméstico; e benefícios previdenciários. Foi realizado também, massagem terapêutica oferecida pelo coletivo Massagem às Cegas, cujas profissionais são deficientes visuais.

Pernambuco

A coordenadora Geral da FENATRAD e diretora do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Pernambuco (SINDOMÉSTICAA/PE), Luiza Batista, participou, na sexta-feira (26), do seminário “Trabalho Doméstico: Conhecer, Valorizar e Fiscalizar é preciso”, em celebração ao Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. O evento ocorreu na Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco, no Recife.

Volta Redonda

Lúcia Helena Conceição de Souza, diretora financeira do Sindicato das Trabalhadoras Doméstica de Volta Redonda, foi uma das homenageadas na solenidade de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Trabalhadoras Domésticas, realizada pela  Câmara Legislativa do Distrito Federal. A proposta é de autoria do deputado Max Maciel (PSOL). O evento ocorreu no dia 25 de abril.

A iniciativa tem objetivo de combater situações de precariedade às quais profissionais domésticos estão submetidos, como baixa remuneração salarial, carga horária excessiva e abusos físicos, mentais e sexuais no local de trabalho.

Além disso, o sindicato promoveu um passeio para o Quilombo de Santana, na cidade de Quatis.

Piauí

No dia 26 de abril, a diretoria do SINTRADOMÉSTICAS/PI realizou, em frente ao Ministério do Trabalho e Emprego, um café da manhã em homenagem ao Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas.

O evento também contou com a entrega dos certificados de cursos promovidos pelo sindicato para as trabalhadoras domésticas.

Maranhão

O Sindicato dos Trabalhadores Domésticos de Maranhão (SINDOMÉSTICO/MA) realizou, no dia 28 de abril, uma Roda de Conversa sobre a “Saúde Mental das Trabalhadora Domésticas”, na Casa do Trabalhador. O evento contou com a participação da psicanalista, Anicia Ewerton. A Roda de Conversa teve ainda o debate sobre previdência social, com Maria Vitória Santos, do Programa de Educação Previdenciária do INSS.

Fonte:  Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) - 30/04/2024