Notícia - Audiência entre Sindicato e Sonaca termina sem conciliação

Terminou sem conciliação a audiência realizada entre o Sindicato e a Sonaca, nesta segunda-feira (22). O encontro ocorreu pela manhã e foi mediado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). A greve dos trabalhadores chegou hoje ao sétimo dia.

Na audiência, o Sindicato apresentou à Sonaca uma proposta de acordo. Para encerrar a greve, os trabalhadores exigem a volta do plano de saúde antigo, sem cobrança de coparticipação, abono dos dias parados e estabilidade no emprego. A Sonaca, porém, não aceitou a proposta. 

Uma nova audiência de conciliação foi marcada para esta terça-feira (23), às 10 horas, no MPT. O Sindicato convoca assembleia unificada entre os dois turnos da fábrica também para esta terça, às 12 horas.

“Esperamos que a Sonaca atenda às reivindicações dos trabalhadores. Os próximos passos desse movimento serão discutidos na assembleia, por isso, a participação de todos os trabalhadores é fundamental”, explica o diretor do Sindicato José Eduardo Gabriel, o Bob.

Sobre a greve

A greve dos metalúrgicos da Sonaca foi iniciada no dia 16. Os trabalhadores estão de braços cruzados para reivindicar melhorias no plano de saúde. 

Sem negociar com o Sindicato e sem ouvir a opinião dos trabalhadores, a Sonaca fez mudanças no convênio e impôs o pagamento de coparticipação. Com isso, a cada consulta, exame ou procedimento médico, o trabalhador é obrigado a pagar uma taxa adicional, além da mensalidade do plano.

Desde que o movimento foi iniciado, os trabalhadores convivem com assédio. Na tentativa de coagir os metalúrgicos a abandonar a greve, a Sonaca faz ameaças, inclusive via celular. O Sindicato reitera que essa postura é ilegal e antissindical. A entidade recebeu diversas denúncias, que serão encaminhadas ao MPT e à Justiça.


Fonte:  Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos - 23/04/2024


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.