Notícia - Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro protesta por categoria que ficou de fora do feriadão do G20, em novembro

Mesmo com compromisso assumido pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, trabalhadores do comércio ficaram de fora do megaferiadão aprovado pelos vereadores, em segunda discussão, nesta quarta-feira (17), para os dias 18 e 19 de novembro, quando acontece o G20 - encontro das maiores economias do mundo. O Sindicato dos Comerciários do Rio está mobilizado para protestar pelos inúmeros prejuízos para a categoria por essa exclusão e vai analisar uma medida de inconstitucionalidade da lei aprovada.

"A votação foi péssima para os trabalhadores do comércio. A Câmara votou a emenda que segrega a cidade para apenas uma parte ter feriado, e a outra não. Isso é uma aberração, uma bizarrice. Infelizmente, o prefeito não cumpriu com a sua palavra. Não houve, por parte do líder do governo na Câmara, a orientação do voto favorável para alteração do projeto e inclusão dos comerciários e vamos cobrar o veto para que a lei possa, sim, ser alterada posteriormente. Vamos à luta pelos nossos", garantiu Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários.

Ainda segundo Ayer, a lei aprovada é discriminatória. O Sindicato dos Comerciários do Rio vai avaliar com seu setor jurídico a possibilidade de entrar com uma ação de inconstitucionalidade, contestando a aprovação da lei.

Apoio rejeitado - O pleito teve apoio do vereador Edson Santos (PT), que propôs uma emenda ao projeto para incluir o direito ao feriado trabalhado para o comércio, que foi rejeitado. “Os vereadores atenderam os pedidos trazidos por dirigentes Firjan, mas não acolheram a emenda trazida pelos Comerciários para que se fizessem cumprir os diretos do trabalhador em dias de feriado. A Câmara se fez surda aos apelos dos trabalhadores”, disse o vereador.

Fonte:  Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro - 19/04/2024