Notícia - CTB e sindicatos de motociclistas do trabalho em aplicativos realizarão encontro nacional em julho

Na manhã desta quinta-feira (18), a sede nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) abriu suas portas para receber representantes de sindicatos de motociclistas em aplicativos. O encontro foi marcado por intensas discussões sobre a regulamentação do trabalho mediado por plataformas digitais e a posição que a CTB irá adotar nesse importante debate. Foi definido que a realização do encontro nacional de sindicatos de trabalhadores em duas e três rodas, será realizado nos dias 27 e 28 de julho em São Paulo.

Ronaldo Leite, secretário-geral da CTB, destacou a relevância do evento: “Hoje se reuniram na sede da CTB vários sindicatos de motociclistas e trabalhadores em aplicativos para definir a posição da CTB para tratar o debate da regulamentação do trabalho mediado por plataformas digitais. Como resultado do debate, definiu-se a realização do encontro nacional de sindicatos de trabalhadores em duas e três rodas, que será realizado nos dias 27 e 28 de julho em São Paulo.”

A discussão sobre a regulamentação do trabalho em aplicativos ganhou ainda mais força segundo Valter Ferreira, presidente do Sindmoto-RS. “O encontro na sede da CTB foi para tratarmos das questões da regulamentação dos trabalhadores em aplicativos até porque já tem regulamentação e nós queremos que a CTB tenha uma posição nesse sentido. Durante o período que estávamos negociando em Brasília, nós fazíamos a negociação em uma sala e havia outra negociação em outra sala com outras centrais, e nossa central não participou. Isso não foi justo, não é um jogo claro, não é um jogo aberto”, destacou.

Valter Ferreira também destacou a importância da decisão tomada durante a reunião. “Em reunião hoje ocorrida na sede nacional da CTB, tivemos essa decisão de se fazer o encontro nacional dos sindicatos de trabalhadores em duas ou três rodas, justamente para que nós, dos sindicatos filiados à CTB, neste dia, tiremos uma posição. Lembrando que no dia 27 de julho é o dia do motociclista e é o dia mais propício e importante para se tomar essa decisão e que é de fazer com que se cumpra as leis existentes sem precisar de uma outra”, disse.

“O objetivo é ter uma fala final da Central, já que nós somos representantes da tripartite lá em Brasília, e a gente viu a Central muito ausente, onde as centrais se reuniam em discussões unilaterais. Foi por isso que decidimos pleitear esse encontro nacional onde teremos a decisão da CTB e as discussões em pauta”, complementou Edvaldo Lopes, presidente do Sindmoto de Campinas e Região.

O encontro na sede da CTB evidenciou a busca por uma participação mais ativa e decisiva da central sindical no debate sobre a regulamentação do trabalho mediado por plataformas digitais, demonstrando o compromisso com os direitos e interesses dos trabalhadores em aplicativos. O encontro nacional dos sindicatos de trabalhadores em duas e três rodas, agendado para julho, promete ser um marco nessa luta por melhores condições de trabalho e respeito à legislação vigente.

Fonte:  CTB - 19/04/2024