Notícia - Nova Central participa de diálogo das centrais com sindicalistas chineses

A Nova Central Sindical de Trabalhadores (NSCT), nesta segunda-feira (15), participou do encontro das centrais com  lideranças sindicais da All-China Federation of Trade Unions (ACFTU), a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Chineses, que representa mais de 200 milhões de trabalhadores e trabalhadoras do país.

O presidente da Nova Central, Moacyr Auersvald, falou sobre o objetivo e a importância do encontro: "É uma preocupação não só do Brasil, mas a nível mundial, a respeito dos direitos dos trabalhadores e questões sociais. E esse encontro é um exemplo claro disso. E o nosso objetivo com os companheiros da ACFTU é estreitar as relações e preservar os direitos dos trabalhadores brasileiros em empresas chinesas instaladas no Brasil ", afirmou.

Além do presidente da NCST, participaram do encontro os presidentes das seguintes centrais:  Sérgio Nobre (CUT); Antonio Neto (CSB); Adilson Araújo (CTB);  Miguel Torres (Força Sindical); e Ricardo Patah (UGT). Denilson Pestana, secretário de Relações Internacionais da NCST e presidente da NCST/Paraná, também participou do diálogo. Representantes dos ramos de petróleo, química e educação também estiveram no evento.

Os dirigentes sindicais citaram exemplos bem sucedidos de negociação com empresas estrangeiras, como alemãs instaladas no Brasil. A possibilidade de uma viagem à China para intercâmbio de experiências também foi cogitada pelos brasileiros.

Em 2024 completa-se 50 anos das relações diplomáticas Brasil-China e para o primeiro-secretário da ACFTU, Xu Liupping,  a “parceria estratégica global (nas relações diplomáticas entre a China e o Brasil), está desenvolvendo um importante papel não só para os dois países, mas para a paz e o desenvolvimento sustentável de todo o mundo”.

Fonte:  NCST - 17/04/2024