Notícia - Sindmetau e trabalhadores fazem protesto na Gestamp após morte de motorista

O Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região) realizou uma assembleia com os trabalhadores e trabalhadoras na Gestamp na tarde dessa terça-feira (26). A mobilização, que atrasou em uma hora a entrada do segundo turno, foi em protesto pelo acidente que causou a morte do motorista Júlio Jorge, de 59 anos, dentro da empresa.

O acidente ocorreu nessa segunda-feira (25). Segundo informações preliminares, Júlio Jorge teria sido atingido por um caminhão que fazia manobra em marcha ré dentro da Gestamp e acabou falecendo. A vítima prestava serviço para a transportadora Transnovag e estava na Gestamp para transportar peças para a Volkswagen (VW).

De acordo com o presidente do Sindmetau, Claudio Batista, o Claudião, a mobilização também ocorreu com os outros dois turnos da empresa: na noite de terça-feira e na manhã desta quarta-feira (27).

Além do protesto, os metalúrgicos e metalúrgicas na Gestamp aprovaram um ofício que o Sindmetau encaminhará para a direção da empresa. No documento, o Sindicato solicita que, no prazo de 24 horas, seja instaurada uma comissão interna para apurar as condições em que o acidente ocorreu.

“Essa comissão deve ser formada por representantes do Sindmetau, da CIPA, do Sesmt (Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho) e da empresa. A apuração do acidente já deveria ter sido iniciada pela empresa com a participação de todos aqueles que podem contribuir para descobrir as causas e sanar qualquer deficiência na segurança dos trabalhadores”, afirmou Claudião.

No ofício, o Sindmetau também pede a imediata interrupção das atividades no local do acidente de trabalho para evitar ocorrências semelhantes, além de preservar evidências para a investigação do caso.

Gestamp

A unidade da Gestamp Taubaté fornece autopeças para Volkswagen, GM, Toyota, Nissan, Honda e Fiat. Atualmente, a empresa conta com cerca de 1.600 trabalhadores e trabalhadoras.

 


Fonte:  FEM-CUT/SP - 28/03/2024


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.