Nesta quarta-feira, 08/11, o SINTETEL participou de reunião internacional envolvendo 58 sindicalistas de todas as partes do mundo. O encontro virtual teve como objetivo discutir o futuro do trabalho devido a digitalização que ocorre em todos os setores e cadeias produtivas.
O evento foi organizado por três grandes sindicatos mundiais: Industriall (que representa os trabalhadores da indústria de metalurgia), a ITF (que representa os trabalhadores de transportes públicos e privados) e a UNI Global que, por meio da ICTS, representa os trabalhadores de telecomunicações. Além das três entidades sindicais, o evento contou com a organização do Instituto Internacional Friedrich Ebert Stiftung.
Foram debatidas várias situações como a diminuição de postos de trabalho que afetarão todos os setores com a criação de novos empregos, todavia com redução de posições.
Os sindicalistas brasileiros sugeriram que estes encontros devem priorizar pautas que são os principais pilares para os trabalhadores. São eles: emprego, remuneração, condições de trabalho e jornada de trabalho, entre outros itens. O coordenador do evento, Mirco Herberg, agradeceu as sugestões e afirmou que tais pontos estariam na pauta das próximas reuniões.
O SINTETEL, que é um sindicato pioneiro e atualizado, acompanhará todo o processo de discussão, pois é iminente a conectividade entre as atividades laborais no futuro.