Notícia - Biden apoia trabalhadores em greve e pede que montadoras partilhem "lucros recordes"

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu que as montadoras melhorem suas propostas aos trabalhadores em greve de três fábricas em Detroit, Michigan. A paralisação começou nesta sexta-feira (15), após negociações frustradas entre as partes.

Em discurso na Casa Branca, o presidente apoiou os grevistas dizendo que GM, Ford e Stellantis tiveram “lucros recordes” e deveriam compartilhar os ganhos de forma mais justa com os trabalhadores.

“As empresas fizeram propostas significativas, mas acredito que elas deveriam ir além para garantir que lucros recordes signifiquem contratos [salários] recordes. Lucros recordes de corporações, que elas têm, deveriam ser compartilhados”, afirmou.

Joe Biden disse ainda apoia o esforço do sindicato por um reajuste maior pois uma conquista no setor pode pressionar por melhores salários e benefícios para todos.

GM e Ford propuseram um aumento de 20%, enquanto a Stellantis ofereceu 17,5%. O United Auto Workers (UAW), sindicato dos trabalhadores das montadoras, pede um reajuste de 36%. O UAW tem 146 mil membros, sendo 13 mil os que pararam as atividades nas três fábricas.

“Sindicatos fortes são essenciais para o crescimento da economia, e um crescimento de baixo para cima, não apenas no topo. Estamos construindo uma economia do futuro, então precisamos de contratos de trabalho do futuro. Essa transição deve ser justa e um ganha-ganha para trabalhadores e montadoras”, disse Biden.

Ele anunciou que enviará a Detroit a secretária interina do Trabalho, Julie Su, e o conselheiro sênior da Casa Branca, Gene Sperling, para mediar as negociações.

Informações: AP e The Guardian

Fonte:  Portal CSB / Foto: reprodução/EPA - 18/09/2023