No próximo dia 13 de setembro, o Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo - SindSaúde-SP lança o projeto Saúde em Compensação. A iniciativa visa entregar, para 50 mil trabalhadores da saúde, os benefícios financeiros já conquistados em ações coletivas movidas pela entidade, sendo que os valores conquistados não foram entregues devido à dificuldade de localização dos trabalhadores, principalmente pela ausência de dados pessoais atualizados.
Ao longo dos seus 34 anos de história, o SindSaúde-SP luta pelo direito dos profissionais da saúde, buscando constantes melhorias nas condições de trabalho e nas questões relacionadas ao emprego. É nesse contexto que o projeto Saúde em Compensação surge, com a expectativa de entregar, nos próximos três meses, os valores já conquistados e disponíveis para os servidores públicos da saúde de São Paulo.
“Queremos entregar os valores financeiros já disponíveis e garantir que outros também sejam identificados para receber seus direitos no futuro. Sabemos das dificuldades financeiras que as trabalhadoras e os trabalhadores passam, devido ao descaso do governo do estado que não valoriza os profissionais da Saúde, e esse projeto é uma ação do SindSaúde-SP para compensar tantas perdas sofridas ao longo dos anos”, explica Cleonice Ribeiro, presidente da entidade.
O nome do projeto busca refletir a constante luta do SindSaúde-SP em garantir melhores condições de trabalho aos profissionais da saúde do estado de São Paulo, transformando efetivamente a ação em resultados. O projeto também valoriza o trabalhador da saúde e agrega ações cada vez mais positivas para toda a categoria.
Ao longo dos anos, a entidade tem buscado estabelecer uma comunicação com os beneficiários para que possam receber os valores determinados pela Justiça, provenientes de ações individuais ou coletivas da categoria. No entanto, ainda existem muitos profissionais que desconhecem seus direitos já conquistados, o que dificulta ainda mais a localização destes trabalhadores(as) para receber os benefícios.
Como descobrir se tenho benefícios já conquistados?
Durante o projeto, os profissionais da saúde terão acesso à plataforma Saúde em Compensação, em que poderão pesquisar se possuem direitos já conquistados. São diversas situações relacionadas em sua maioria a complementação de gratificações, correções de cálculos, descontos indevidos, entre tantos outros direitos já garantidos à categoria.
O projeto estabelece uma comunicação rápida com o trabalhador, possibilitando que após a pesquisa e a identificação de algum direito, seja iniciado um atendimento via WhatsApp com a equipe de profissionais do próprio sindicato.
“Com esse projeto, buscamos reconhecer e retribuir os constantes esforços que os profissionais públicos da saúde dedicam à população. Acreditamos que o boca a boca vai popularizar a ação, permitindo que mais profissionais conheçam a iniciativa tomada pelo SindSaúde-SP, e que todos os beneficiários consigam usufruir direitos já conquistados em favor da categoria”, comenta Gervásio Foganholi, secretário de Administração e Finanças do Sindicato.
A pesquisa na plataforma também pode ser realizada por herdeiros de trabalhadores já falecidos, utilizando os dados do servidor e após a devida identificação, poderão receber direitos conquistados em nome do profissional.
Para obter mais informações sobre o projeto "Saúde em Compensação", acesse: https://consultas.sindsaudesp.org.br/