“Está na hora de Lula chamar o povo às ruas para enfrentar a ganância insaciável e as chantagens do presidente da câmara, Artur Lira (PP-AL), um inimigo do Brasil”.
A declaração é do presidente do sindicato dos 11 mil servidores municipais estatutários e 7 mil aposentados da prefeitura de Santos (Sindest), Fábio Pimentel.
Ele está “revoltado” com o anúncio do deputado federal, na segunda-feira (24), em almoço com empresários, de que levará a plenário a proposta de emenda constitucional 32-2020.
Delinquente bolsonarista
A PEC, de autoria do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mais conhecida por ‘reforma administrativa’, reduz os serviços públicos à população e revoga direitos do funcionalismo.
“Esse delinquente político, bolsonarista de quatro costados, não se cansa de chantagear o atual governo em busca de cada vez mais dinheiro para emendas parlamentares que terminam em mãos terceirizadas”.
Fábio defende que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utilize as redes nacionais de rádio e televisão garantidas pela constituição para explicar que está sendo vítima de chantagens na governabilidade.
UNE, 1º de maio e posse em São Bernardo
O sindicalista lembra que Lula vem sem aproximando cada vez mais da população, como demonstraram suas participações no congresso da UNE (união nacional dos estudantes) e no 1º de maio.
Ele citou também a presença do presidente, domingo passado (23), na posse da diretoria do sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo (SP), onde iniciou a carreira sindical e política.
“Esse é o caminho”, diz Fábio. “As tentativas de costurar por cima o apoio do congresso nacional, eleito sabe-se lá como, fracassaram. A fome dessa gente por dinheiro e poder não tem limites”.
Marco regulatório
Paralelamente, no seu entender, o movimento sindical da categoria precisa se organizar e mobilizar mais contra a proposta de Bolsonaro e Lira: “Temos que defender a saúde, a educação e os demais serviços públicos”.
Na segunda-feira (24), em programa ao vivo do Sindest pelo Facebook, Youtube e Instagram, ainda sem saber do propósito de Lira sobre a PEC, o sindicalista tocou por alto no assunto.
“Nos últimos três anos, a principal luta dos servidores municipais, estaduais e federais foi contra a PEC 32. Agora é pela aprovação do ‘marco regulatório’ das relações de trabalho no setor”.
Convenção
151 da OIT
Fábio disse na ‘live’ que o governo deverá acatar a proposta sindical dos 11 milhões de servidores públicos e enviá-la ao congresso nacional ainda neste ano.
Se os deputados e senadores aprovarem o projeto, o funcionalismo terá seu movimento reivindicatório finalmente regulamentado, 35 anos após a constituição que lhe garantiu o direito de representação sindical.
Dessa forma, a categoria terá relações trabalhistas no setor público com base na convenção 151-1978, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), com negociações coletivas e direito de greve.
João Domingos e Miguel Torres
“Quase todos os ministros de Lula já receberam o esboço da CSPB”, a confederação dos servidores públicos do Brasil, presidida por João Domingos, que têm percorrido a esplanada dos ministérios.
O dirigente nacional visita os gabinetes de Brasília com o chamado ‘marco regulatório’ da categoria. E tem recebido “enorme apoio” do presidente nacional da central Força Sindical, Miguel Torres.
Com participação dos diretores Daniel Gomes, Carlinhos Nobre e Rogério Catarino, o programa, mediado pelo jornalista Willian Ribeiro, tratou ainda de reivindicações específicas dos servidores de Santos.
Recentes negociações
As recentes negociações com a prefeitura sobre necessidades dos técnicos de farmácia e de enfermagem, farmacêuticos, cipa, segurança, saúde, magistério e motoristas foram detalhadas.
A live está disponível na rede social do sindicato, assim como as anteriores. Daniel Gomes, diretor de comunicação, recomenda que o funcionalismo prestigie a iniciativa.
“Tudo que diz respeito aos servidores, direta ou indiretamente, é tratado nas ‘lives’. Assistindo-as, a categoria pode conferir a atuação destacada do Sindest em benefício de todos”.