Notícia - Dia Mundial pede ambiente de trabalho seguro e saudável

Neste 28 de abril, a Organização Internacional do Trabalho, OIT, marca o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

A data foi adota em junho de 2022, quando a Conferência Internacional do Trabalho decidiu incluir “um ambiente de trabalho seguro e saudável” no quadro de princípios e direitos fundamentais no trabalho da OIT.

Prevenção de acidentes e doenças ocupacionais

Pela celebração, a OIT promove a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais em todo o mundo. A comemoração reúne especialistas para discutir a questão, bem como a forma de concretizar na prática este direito no mundo do trabalho.

A agência da ONU também lança uma campanha de conscientização destinada a chamar a atenção internacional para a magnitude do problema e para promover uma cultura de segurança e saúde que ajude a reduzir o número de mortes e lesões relacionadas ao trabalho.

Para a OIT, cada indivíduo é responsável por impedir mortes e ferimentos no trabalho. Os governos devem fornecer a infraestrutura, além de leis e serviços, para garantir que os trabalhadores permaneçam empregáveis e que as empresas floresçam.

Ambiente seguro e saudável

A agência defende que isso inclui o desenvolvimento de uma política e programa nacional e um sistema de inspeção para fazer cumprir a legislação e política de segurança e saúde ocupacional.

Já para os empregadores, a OIT recomenda que sejam responsáveis por garantir que o ambiente de trabalho seja seguro e saudável.

Entre os trabalhadores, a orientação é que cada um trabalhe com segurança e se proteja, evitando colocar os outros em perigo, conhecendo seus direitos e participando da implementação de medidas preventivas.

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho, OIT, passou a celebrar o Dia Mundial para enfatizar a prevenção de acidentes e doenças no trabalho.

Estratégia global

Esta comemoração é parte integrante da Estratégia Global de Segurança e Saúde Ocupacional da agência.

Um dos principais pilares da Estratégia Global é o engajamento de diversas partes e o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é uma ferramenta para aumentar a conscientização sobre como tornar o ambiente laoral seguro e saudável e sobre a necessidade de aumentar o perfil político da segurança e saúde ocupacional.

Este 28 de abril também é o Dia Internacional da Comemoração dos Trabalhadores Mortos e Feridos, organizado mundialmente pelo movimento sindical desde 1996.


Fonte:  ONU News / Foto: ILO/Marcel Crozet - 28/04/2023


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.