Notícia - Apeoesp lança nesta quarta (29) pesquisa sobre violência nas escolas em São Paulo

O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) lança nesta quarta-feira (29), a partir das 10h, pesquisa sobre a percepção de professores, trabalhadores da educação, estudantes e pais e mães em relação à violência nas escolas de São Paulo.

A atividade ocorre na sede central do sindicato, localizada na Praça da República, 282, no centro da cidade de São Paulo, próxima à estação do Metrô República.

No mesmo dia, haverá um ato às 14h, de desagravo às vítimas de violência nas escolas. Será em frente à sede da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), na Praça da República, 53.

A Apeoesp tem diferentes atuações há muitos anos em relação ao tema, a exemplo da campanha “Paz nas Escolas e Livros Sim, Armas Não”.

De acordo com a entidade, existe a necessidade de medidas promovidas pelo governo paulista. Isso se dá “tanto no sentido de prevenir como de efetivamente combater a ocorrência de casos de violências nas unidades escolares, como lamentavelmente acaba de ocorrer na Escola Estadual Thomazia Montoro, na capital, provocando a morte de uma professora e ferimentos em outras duas professoras e um estudante”, afirma o sindicato em nota.

Para a Apeoesp, é urgente pensar em ações no sentido da prevenção da violência nas escolas.

“São necessárias iniciativas de conscientização sobre a violência e formas de preveni-la. Também é fundamental que tenhamos em cada unidade escolar psicólogos para dialogar com os estudantes e demais segmentos da comunidade escolar, além de um maior número de funcionários”, defende a diretoria executiva do sindicato.

Fonte:  Vanessa Ramos - CUT São Paulo - 28/03/2023