Notícia - Em reunião com Alckmin, presidente do Sindpd lembra importância do setor de T.I.

As centrais sindicais se encontraram nesta quarta-feira (18) com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, para conversar sobre a geração de empregos que pode ser impulsionada pela pasta. Assim como tem declarado publicamente, o ministro falou sobre seus planos para reindustrialização do país. Historicamente, a indústria é o setor que oferece os melhores empregos.

"Gostamos do que foi apresentado e tenho certeza de que a agenda proposta tem o apoio das centrais. Para nós que defendemos um Projeto Nacional do Desenvolvimento foi muito bom ouvir que o ministro está em consonância com os nossos anseios", disse o presidente do Sindpd, Antonio Neto.

Neto lembrou ainda da importância do setor de Tecnologia da Informação para a geração de empregos e como vetor do crescimento econômico. Atualmente, a área já apresenta a maior demanda por mão de obra e não consegue preencher todas as vagas.

Dentre os temas apoiados pelas centrais, estão:

• Uma reforma tributária que crie um sistema mais justo e simples de impostos;
  • A desburocratização do Estado;
  • O enfrentamento a taxas abusivas de juros;
  • A retomada das relações comerciais com países latinos e em desenvolvimento;
  • Estímulos para o desenvolvimento de complexos industriais de saúde, gás e petróleo, defesa e agronegócio.

Alckmin contou ainda sobre sua ideia para financiar as exportações brasileiras, por meio de um programa que deve ser feito pelo BNDES. Um exemplo da necessidade deste estímulo, é a queda das nossas exportações para a Argentina, o maior comprador de produtos manufaturados do país.

Segundo o ministro, o volume de negócios com o país vizinho caiu de US$ 28 bilhões para US$ 15 bilhões. Ele explicou que uma das razões para isso é o financiamento feito por países como a China para privilegiar esse tipo de negociação.

"A Argentina é o terceiro parceiro comercial brasileiro e é para onde vendemos mais produtos de manufatura", disse. Uma das medidas previstas pelo BNDES é a retomada dos trabalhos de uma comissão bipartite entre o Brasil e Argentina, contou.

Fonte:  Sindpd - 21/01/2023