Notícia - Sindicato dos Metalúrgicos do ABC exibe o filme Marighella em sessão especial com a presença de Lula

O Sindicato exibe na próxima sexta-feira, 3, o filme “Marighella”, dirigido por Wagner Moura, que retrata os últimos anos de vida do deputado, escritor e guerrilheiro, considerado inimigo número um da ditatura militar, um dos principais organizadores da luta pela democracia.

A atividade aberta ao público – respeitando os limites de capacidade da Sede – terá início às 17h e contará com a participação do ex-presidente Lula, Fernando Haddad e outras lideranças políticas, além de parte do elenco.

O presidente dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, convidou a categoria a participar e lembrou que essa é uma celebração à democracia e em reverência a todos que lutaram por direitos e pela liberdade.

“Não existe democracia ou construção da cidadania sem conhecer a história, sem reverenciar aqueles que lutaram pela democracia e pelos direitos hoje conquistados pela classe trabalhadora e pela sociedade”.

“Marighella representa um desses companheiros que se insurgiram contra a ditadura, contra o golpe militar, contra aqueles que queriam impedir que, de fato, vivêssemos uma democracia. Contra interesses que não eram do cidadão comum ou dos que pretendiam construir sua vida sob a proteção de um Estado que lhe garantisse esses direitos”.

O presidente lembrou ainda que a democracia é um valor da humanidade, não de governos, instituições econômicas ou oligopólios, mas sim do cidadão.

“É por isso que exibiremos o filme, porque ele retrata o período em que pessoas corajosas se insurgiram para defender os direitos que temos hoje. É neste sentido que, convidamos companheiros e companheiras que queiram reverenciar não só este companheiro, mas todos os anônimos, inclusive muitos metalúrgicos e metalúrgicas que lutaram pelo direto de estarmos aqui falando e escrevendo livremente, pela democracia plena que vai muito além de poder escolher um representante”.

A exibição do filme se dará na antevéspera do aniversário de Carlos Marighella, nascido em 5 de dezembro de 1911 em Salvador (BA).

Exibição no assentamento do MST

No dia 6 do mês passado, representantes dos Metalúrgicos do ABC participaram da exibição especial do filme no assentamento Jacy Rocha, do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), em Prado, extremo sul da Bahia.

Filme censurado

O longa-metragem, que conta a história de Carlos Marighella (1911-1969), teve sua estreia cancelada no Brasil em 2019. Era o primeiro ano do governo Bolsonaro e o longa, que deveria entrar em cartaz em 20 de novembro daquele ano, marcando os 50 anos da morte do protagonista e o Dia da Consciência Negra, ficou durante dois anos sem data de estreia.

Naquele momento o filme já era exibido em festivais de cinema em todo o mundo e tinha acabado de ser aplaudido no Festival de Berlim. No Brasil, Bolsonaro ameaçava colocar um “filtro”, na Ancine (Agência Nacional do Cinema), como condição para não extingui-la.

A estreia no Brasil só ocorreu no início do mês passado. O filme está em cartaz nas principais salas de cinema do país, sendo o mais visto desde o início da pandemia.

Fonte:  Sindicato dos Metalúrgicos do ABC - 01/12/2021