Notícia - Trabalhadores do Conselho de Técnicos em Radiologia mantêm greve há 20 dias

As trabalhadoras e os trabalhadores do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia de São Paulo (CRTR-SP) completam nesta quinta-feira (5) 20 dias de greve. A paralisação é uma resposta à falta de negociação do Conselho e à retirada de direitos promovida pela entidade.

Responsáveis pela habilitação e a fiscalização do exercício das técnicas radiológicas no estado de São Paulo, os trabalhadores cruzaram os braços desde 16 de julho e contam com o apoio do Sinsexpro (Sindicato dos Trabalhadores das Autarquias de Fiscalização do Exercício Profissional e Entidades Coligadas no Estado de São Paulo). Como a categoria está em trabalho remoto por conta da pandemia de covid-19, esta é considerada a primeira greve realizada totalmente em formato virtual.

Ao longo de quatro meses, o Sinsexpro busca, sem sucesso, a renovação do acordo coletivo da categoria. O endurecimento das negociações pelo Conselho foi baseado em alegações de dificuldades financeiras trazidas pela pandemia, que não condizem com a realidade. De acordo com o Portal Transparência do próprio CRTR-SP, consta um superávit orçamentário no valor de R$ 1.177.748,47, no ano de 2020. No mesmo ano foi registrada a maior arrecadação desde a sua fundação, contrariando o discurso da gestão atual de "iminente falência". Apesar do recorde de arrecadação, o CRTR-SP não só retira direitos dos funcionários como prejudica o atendimento aos profissionais da radiologia.

Carlos Tadeu Vilanova, coordenador-geral do Sinsexpro, explica que neste ano o Conselho chegou a dialogar com a categoria. “Porém, quer retirar e reduzir vários benefícios, incluindo auxílio-creche, e não pretende pagar a reposição de 7,59%, que corresponde a nossa perda salarial. Este valor é medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), utilizado no Tribunal do Trabalho. A nossa data-base é 1º de maio”, diz o dirigente.

Para além da inevitável greve, empréstimos gratuitos de funcionários concursados do órgão para outros regionais contribuem para a diminuição da quantidade de efetivos e, consequentemente, trazendo prejuízos aos profissionais representados pelo CRTR-SP.

Com a hashtag #CRTRSPNenhumDireitoAMenos, as trabalhadoras e os trabalhadores protestam virtualmente todos os dias com muita disposição e combatividade, construindo uma rede de apoio ampla. Além dos atos virtuais, o movimento grevista também dialoga com os profissionais da radiologia e a sociedade a partir da divulgação de uma carta aberta na qual são detalhados os motivos da paralisação.


Fonte:  Rafael Silva - CUT São Paulo, com colaboração de Selma Munhoz, do Sinsexpro - 05/08/2021


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.