Notícia - Ciro e Neto abrem evento do 3º Congresso da CSB

Neste ano, a CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) realiza o seu 3º Congresso com o tema “Sindicatos fortes, Brasil mais justo”. O primeiro seminário preparatório para o evento acontece nesta sexta (23/7), com uma série de debates sobre os caminhos para a reconstrução do país.

Na abertura, às 14h, Ciro Gomes e Antonio Neto, presidente da CSB, discutem um Projeto Nacional de Desenvolvimento para o Brasil.Para Ciro Gomes, é preciso a união entre trabalhadores e setor produtivo para superar os graves problemas econômicos e sociais do país.

“O debate sobre um Projeto Nacional de Desenvolvimento passa por ampla discussão com os trabalhadores. Somente unindo quem trabalha com quem produz será possível trilhar os caminhos para superação dessa tragédia que estamos vivendo nos últimos anos”, afirma Ciro.Antonio Neto ressalta a importância da unidade dos trabalhadores para derrotar Bolsonaro e recuperar o país no pós-pandemia.

“A CSB inicia os preparativos para o seu 3° Congresso Nacional em um momento onde o luto das mais de 540 mil vidas perdidas precisa se fazer verbo. Mais uma vez, a unidade das trabalhadoras e trabalhadores brasileiros será fundamental para derrotarmos esse governo genocida e construirmos os caminhos para a reconstrução do Brasil a partir de um Projeto Nacional de Desenvolvimento, diz o presidente da CSB.

Na sequência do debate de abertura, haverá mesas com o economista Nelson Marconi, o empresário Eduardo Moreira, criador do movimento “Somos 70%”, a ex-auditora fiscal Maria Lucia Fattorelli, coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, e o ex-senador Roberto Requião (MDB), entre outras personalidades acadêmicas, políticas e sindicais.

Em agosto, acontecem ainda outros três seminários preparatórios nos dias 6, 13 e 20, sobre os temas “Movimento sindical e o futuro do emprego”, “Democracia, Constituição e os direitos humanos” e “A agenda dos trabalhadores brasileiros”.

O 3º Congresso da CSB será realizado entre os dias 9 e 11 de setembro. A entidade representa mais de 5 milhões de trabalhadores e tem 900 sindicatos filiados, além de três federações.

Por causa da pandemia, todos os eventos serão online e transmitidos pelo YouTube e pelas redes sociais da CSB. Para entrar na sala do Zoom onde acontecem os debates é preciso fazer inscrição em: www.mlabspages.com/csb/seminario-pre-congresso-csb

Programação

23/7 – DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO14hProjeto Nacional de DesenvolvimentoCiro Gomes, vice-presidente do PDT, e Antonio Neto, presidente da CSB

15h