Notícia - Nova paralisação garante adicional a terceirizadas da LG com estabilidade

Uma nova greve iniciada pelas metalúrgicas, na sexta-feira (7), garantiu o pagamento de um adicional às trabalhadoras estáveis da Blue Tech, Sun Tech e 3C. As três montadoras da LG haviam tentado descumprir o acordo de indenização, mas foram pressionadas a voltar atrás. Com isso, chega ao fim a paralisação. A decisão foi tomada em assembleias nas fábricas, nesta segunda-feira (10).

Em negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, no sábado (8), as fábricas aceitaram pagar 50% a mais para as trabalhadoras com estabilidade no emprego, como gestantes, lesionadas e cipeiras. A cláusula já estava prevista no acordo, mas a Blue Tech, Sun Tech e 3C a deixaram de fora da minuta apresentada na sexta-feira, levando à retomada da greve.

Pelo acordo fechado com o Sindicato, além dos 90% da indenização pela demissão provocada pelo fechamento das montadoras, todos os direitos garantidos pelas trabalhadoras diretas da LG (o que inclui o adicional de 50% por estabilidade) seriam estendidos às funcionárias da Blue Tech e 3C, em Caçapava, e Sun Tech, em São José dos Campos.

“A retomada da greve na sexta-feira foi fundamental para que as grávidas e lesionadas recebessem o adicional, afinal esses grupos certamente terão muito mais dificuldades para conseguirem outro emprego. As empresas tentaram driblar as trabalhadoras, mas não conseguiram. As companheiras mostraram que são mesmo de luta e que defenderão seus direitos até o final”, afirma a diretora do Sindicato Aline Bernardo dos Santos.

Fonte:  Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos - 11/05/2021