Notícia - Em frente à LG, metalúrgicas de fornecedoras protestam por empregos

As trabalhadoras da Blue Tech, Sun Tech e 3C realizaram um novo protesto em frente à LG em Taubaté. A manifestação aconteceu nesta quinta-feira (22), dia em que se completam 17 dias de greve. Em assembleia, a decisão foi pela continuidade da paralisação.

O protesto acontece duas semanas depois de a LG ter se recusado a negociar com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, contrariando a proposta apresentada pelo Ministério Público do Trabalho, em audiência realizada no dia 9.

Desde o anúncio do fechamento das fábricas Blue Tech e 3C, em Caçapava, e Sun Tech, em São José dos Campos, o Sindicato busca abertura de negociação para que se encontrem alternativas às demissões. As três fábricas já anunciaram que em maio as atividades serão encerradas e todas as 430 trabalhadoras, demitidas.

“A luta, em primeiro lugar, é em defesa dos empregos. Se a LG insistir em manter o fechamento, o caminho certo seria a luta unificada junto com os trabalhadores da LG de Taubaté pela estatização da fábrica. Infelizmente, a unidade não existe mais. Cobramos da LG a responsabilidade social sobre as trabalhadoras das empresas fornecedoras”, disse o dirigente da CSP-Conlutas Atnágoras Lopes.

Durante a manifestação, as metalúrgicas levavam faixas e entoavam palavras de ordem para pressionar a empresa sul-coreana, como “LG, preste atenção, sem as terceiras não tem produção“, em referência aos 95% dos celulares da marca produzidos pela Blue Tech, Sun Tech e 3C. Durante a greve, deixaram de ser fabricados pelo menos 270 mil celulares (considerando-se apenas os produzidos pela Blue Tech e Sun Tech).

“Esta luta não pode ser só das trabalhadoras dessas fábricas. Deve ser de toda a sociedade. A LG sempre recebeu benefícios fiscais e agora, em plena pandemia, não pode simplesmente fechar as postas e colocar na rua mais uma legião de trabalhadores. Vamos continuar lutando, pressionando governos e empresas para que esses empregos sejam preservados”, afirma o vice-presidente do Sindicato, Renato Almeida.

Diretora do Sindicato e trabalhadora da Sun Tech, Aline Bernardo dos Santos expôs a indignação das mulheres que estão prestes a perder seus empregos.

“Somos nós que produzimos a riqueza dessas fábricas e da LG. Não é justo que sejamos descartadas, apenas para manter os lucros dos patrões. Nossa luta vai continuar por empregos e direitos”, afirmou.

Do protesto de hoje também participaram:

- CSP-Conlutas

-  Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil),

- Sindicato dos Metroviários de São Paulo

- Sindicato dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro

- Sindicato dos Servidores Municipais de Jacareí,

- Sindicato dos Químicos de São José dos Campos,

- Movimento Mulheres em Luta,

- Movimento Faísca e Rebeldia,

- Combate

- Luta Socialista

- POR

- PSTU

- PSOL

- PCB

- PT


Fonte:  Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos - 22/04/2021


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.