Notícia - Metalúrgicos de Taubaté: Chapa 1 é eleita para gestão 2021-2025 com 93% de aprovação

A Chapa 1 “Trabalho, Luta e Conquistas” foi eleita com 93% dos votos e estará à frente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) na gestão 2021-2025. O resultado foi apurado na manhã deste sábado (27), na sede da entidade.

Dos 6.328 sócios que votaram, a Chapa 1 recebeu 5.887 votos. A Chapa 1 é liderada pelo presidente do Sindmetau, Cláudio Batista, o Claudião, e formada em sua maioria pelos membros da atual direção.

Para Claudião, a votação é resultado do trabalho realizado pela atual diretoria. “Além das ações em defesa do trabalhador, sempre buscamos fazer uma gestão participativa e inclusiva, já que assumimos a direção da entidade em um momento difícil, com a categoria dividida.”

Claudião declarou ainda que unir os metalúrgicos e metalúrgicas de Taubaté era de extrema importância. “Essa unidade era essencial, pois um Sindicato forte é aquele que se faz com a participação dos trabalhadores e das trabalhadoras.”

Para chegar a esta união da categoria, o presidente do Sindmetau destacou o trabalho dos integrantes da diretoria, que tiveram papel fundamental no fortalecimento da entidade. “São companheiros de garra e com disposição para a luta.”

O presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT), Luiz Carlos da Silva Dias, o Luizão, enalteceu o sistema de votação eletrônica, que protegeu a saúde dos trabalhadores neste momento de pandemia. “Um sistema de votação onde as pessoas não se expuseram em momento algum, prezando pela segurança e saúde de todos”, disse.

O secretário-geral da CUT-SP (Central Única dos Trabalhadores), Daniel Calazans, acompanhou a eleição no Sindmetau e a divulgação do resultado. “Os nossos princípios e os nossos valores na CUT prezam pela unidade. Na democracia nós podemos divergir. Mas precisamos estar unidos na luta. Porque nossa luta é muito maior”, afirmou.

De acordo com o integrante da Comissão Eleitoral e diretor da FEM-CUT, Erick Silva, a eleição transcorreu tranquilamente. “Foi uma grande satisfação ter participado de todo o processo eleitoral do Sindmetau, que serve de exemplo para outros sindicatos.”

Resultado

Reflexo da unidade construída na categoria, a Chapa 1 não teve adversários na eleição no Sindmetau. É a  primeira vez que isso ocorre desde que a entidade se filiou à CUT (Central Única dos Trabalhadores), em 1996. A Chapa recebeu 5.887 votos (93%). Os brancos foram 295 (4,7%) e os nulos 146 (2,3%).

Votação virtual

Pela primeira vez os sócios e sócias participaram de uma eleição virtual para a escolha da direção da entidade, com votação pelo site do Sindicato. Considerada moderna, ágil e segura, a votação eletrônica teve como objetivo garantir a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras em meio à pandemia, evitando aglomerações.

Outra vantagem foi a agilidade na divulgação do resultado. A plataforma de votação utilizada pelo Sindicato contou com segurança criptografada e chaves de segurança para evitar ataques cibernéticos. Uma equipe de TI (Tecnologia da Informação) acompanhou em tempo real a eleição.

A votação eletrônica ampliou a possibilidade de participação no processo eleitoral. A plataforma de votação pôde ser acessada por meio de qualquer computador ou celular com conexão à internet.

Foram disponibilizados computadores e tablets na sede do Sindicato e nas fábricas para facilitar o acesso à internet, dando oportunidade para que todos os trabalhadores associados pudessem participar da eleição.

Transparência

O processo eleitoral no Sindicato foi construído com base em três pilares: democracia, transparência e participação. Além da divulgação oficial por meio de editais, todas as etapas da eleição foram apresentadas nos canais da entidade (jornal, site, informativos, redes sociais e listas de transmissão).

A divulgação por meio desses canais foi reforçada ainda com a utilização de outdoors e spots veiculados em rádios de Taubaté, garantindo ampla publicidade para o processo.

Fonte:  Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região - Sindmetau - 03/03/2021