Notícia - Será criada hoje a Frente Parlamentar em Defesa da Indústria e do Emprego na Bahia

Por iniciativa da deputada da deputada estadual Olívia Santana, do PCdoB, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria e do Emprego, projeto que atende ao clamor do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari e amplos setores da sociedade baiana que defendem o desenvolvimento econômico do estado.

A decisão foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (24), dia em que também foi programado o lançamento da Frente em solenidade virtual. O ato contará com as presenças do presidente da Alba, Adolfo Menezes; do senador Jaques Wagner; do secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães; do presidente e da secretária de Políticas para as Mulheres do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Júlio Bonfim Costa Filho e Ângela Arcanjo; do presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo; do presidente da Federação dos Metalúrgicos da Bahia, Aurino Pedreira e de diversos deputados e deputadas.

A frente tem o objetivo de acompanhar a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da Ford, contribuindo na criação de medidas legislativas junto aos órgãos competentes e organização civil para estimular o crescimento da indústria e tecnologia no Estado e preservar os empregos. A formação foi motivada pelo impacto da saída da Ford de Camaçari. A montadora anunciou, no mês de janeiro, o fechamento da fábrica no município da Região Metropolitana de Salvador e de mais duas unidades no Brasil.

O presidente da CTB, Adilson Araújo, elogiou a iniciativa afirmando que a indústria é o carro chefe do crescimento da economia e, por consequência, da oferta de emprego. Destacou o protagonismo da classe trabalhadora, e em particular dos metalúrgicos, na luta contra a desindustrialização e pelo desenvolvimento nacional com democracia, soberania e valorização do trabalho.

Por sua vez, Júlio Bonfim, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, autor da proposta de criação da frente, afirmou que a iniciativa abre a oportunidade “para trabalharmos a situação do complexo Ford em Camaçari e atrair investimentos para o setor automotivo na Bahia e em especial Camaçari”.


Fonte:  Portal CTB - 24/02/2021


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.