Notícia - Representante das Comissões Intersetoriais reúnem-se com a mesa diretora do CNS

A Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS) se reuniu nesta sexta-feira, dia 18 de setembro, com representantes das Comissões Intersetoriais.

O presidente do CNS, Fernando Pigatto, deu início à reunião destacando o trabalho das Comissões Intersetoriais do Conselho Nacional de Saúde. Além disso, aproveitou para falar da importância de sensibilizar parlamentares pela manutenção dos recursos extraordinários do SUS em 2021 e revogação da EC 95.

Vale lembrar que o CNS está mobilizando a sociedade por meio da petição “Você vai deixar o SUS perder 35 bilhões em 2021?”. A petição já conta com 100 mil assinaturas. Para contribuir com sua assinatura, clique aqui: Abaixo-assinado O SUS Merece Mais!

João Scaboli, membro do Conselho Nacional de Saúde pela Força Sindical, participou da reunião e representou a CISTT Nacional, já que ele é o 2º adjunto na coordenação da CISTT Nacional. Em sua fala, João informou sobre as ações que estão sendo realizadas, como a reunião com representantes das CISTTs de todas as regiões do país, com a participação de 22 estados, em que foi discutido o andamento dos planos de ações com foco na pandemia.

Ainda nos informes, Scaboli parabenizou os 40 anos do DIESAT e falou sobre o lançamento do livro “O controle social em saúde do trabalhador e da trabalhadora no Brasil”, onde constam informações sobre treinamentos realizados em todo território nacional, envolvendo o movimento sindical e social, fortalecendo, assim, o controle social. Faça o download do livro, clicando aqui: “O controle social em saúde do trabalhador e da trabalhadora no Brasil”.

Scaboli também falou sobre o livro que o CEBES, em parceria com a ASFOC, está organizando, com o título “Saúde do Trabalhador em tempos de desconstrução: Caminhos de Luta e Resistência”. O departamento de saúde da FEQUIMFAR, por meio do DIESAT, irá ontar um pouco sobre suas ações e lutas pelos direitos da classe trabalhadora no campo Saúde do Trabalhador. O lançamento do livro está previsto para o fim do ano.

Luiz Catanoce, dos Aposentados da Força Sindical, também esteve presente representando a Comissao intersetorial do Idoso.

Fonte:  Fequimfar - 18/09/2020